Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Marisa de Fatima-
dc.creatorBorges, Dayane Santo-
dc.date.accessioned2024-04-23T16:57:32Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-23T16:57:32Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. de F. ; BORGES, D. S. NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.51723/hrj.v5i23.759. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/759. Acesso em: 23 abr. 2024.pt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.citation.spage86pt_BR
dc.citation.epage95pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1009-
dc.description.abstractObjective: to report the experience of a resident of the Family and Community Health program in the action of the NASF project in schools, addressing aspects related to human development, emotion management, sex education, STI prevention and teenage pregnancy as a strategic action to promote and health prevention focused on adolescent students from two schools in the administrative region of Fercal. Method: descriptive study of the experience report type regarding the action carried out by the NASF Caliandra team from June to October 2022 through conversation circles with adolescent students. Results: challenges were identified in carrying out and continuing the action regarding the flow of adolescents and their lack of importance, as well as the predetermined spaces and the non-involvement of one of the schools. Conclusions: it was found important to strengthen joint strategies between health, education to face difficulties in the teaching-learning process and/or in the development of socio-emotional skills for different reasons.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: relatar a experiência de uma residente do programa de Saúde da Família e Comunidade na ação do projeto NASF nas escolas abordando aspectos relativos ao desenvolvimento humano, gestão das emoções, educação sexual, prevenção de ISTs e gravidez na adolescência como ação estratégica de promoção e prevenção de saúde com foco em estudantes adolescentes de duas escolas da região administrativa da Fercal. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à ação realizada pela equipe NASF Caliandra do período de junho à novembro de 2022 por meio de rodas de conversas com estudantes ado-lescentes. Resultados: foram identificados desafios na realização e continuidade da ação no tocante ao fluxo dos adolescentes e a não importância dos mesmos, bem como em relação aos espaços predeterminados e o não envolvimento das escolas. Conclusões: constatou-se importante o fortalecimento de estratégias conjuntas entre saúde e educação para enfrentamento de dificuldades no processo comportamental que influencia no ensino-aprendizagem e/ou no desenvolvimento de habilidades socioemocionais por questões diversas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleNASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeNASF project in schools in facing the teaching-learning difficulties of adolescentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Saúde da Família e Comunidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRJ+v5n23+NASF.pdfARTIGO_HRJ_RES_nasfnasescolasnoenfrentamentodasdificuldadescomportamentais199,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.