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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Brunna Luanna Morais-
dc.creatorFrança, Valdelice Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-04-30T18:33:07Z-
dc.date.available2024-04-30-
dc.date.available2024-04-30T18:33:07Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, B. L. M.; FRANÇA, V. N.. Reflexões acerca do diagnóstico de autismo. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 20, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i20.886. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/886. Acesso em: 29 abr. 2024.pt_BR
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage32pt_BR
dc.citation.epage44pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1041-
dc.description.abstractThis study aims to analyze cases of children and adolescents who have been diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) or have suspected such diagnosis, taking into account the importance of a differential diagnosis between autism and psychosis in this age group. It is observed from the history of the diagnosis of autism that ASD ended up homogenizing and absorbing other serious developmental disorders, in the condition of exclusion of childhood psychosis from the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) and the accelerated growth of the autism diagnosis. It is hypothesized that, currently, within the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), autism is confused with psychosis and other serious disorders present in childhood and adolescence. The research was carried out at the Center for Psychosocial Care for Children and Adolescents (CAPSi) in Asa Norte – Brasília – Federal District (DF), using a sample of two cases. The case study was used as a research methodology, and for data analysis, Laurence Bardin’s content analysis. From the results, it was concluded the importance of carrying out a diagnostic investigation based on listening to the subject, seeking to understand the subject in relation and not only from the analysis of so-called observable signs and symptoms.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar casos de crianças e adolescentes que receberam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou possuem a suspeita do referido diagnóstico, levando em conta a importância de um diagnóstico diferencial entre autismo e psicose nessa faixa etária. Observa-se a partir da história do diagnóstico de autismo, que o TEA acabou por homogeneizar e absorver outros transtornos graves do desenvolvimento, na condição de exclusão da psicose infantil do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM) e do acelerado crescimento do diagnóstico de autismo. Considera-se a hipótese de que, atualmente, dentro do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo confunde-se com a psicose e outros transtornos graves presentes na infância e adolescência. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da Asa Norte – Brasília – Distrito Federal (DF), utilizando amostra de dois casos. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, e para a análise de dados, análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir dos resultados, concluiu-se a importância de realizarmos uma investigação diagnóstica pautada na escuta do sujeito, buscando compreendê-lo em relação e não somente, a partir da análise de sinais e sintomas ditos observáveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectDiagnóstico diferencialpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTranstornos psicóticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.titleReflexões acerca do diagnóstico de autismopt_BR
dc.title.alternativeThoughts on autism diagnosispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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