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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Danyelle Souza-
dc.creatorAlves, Caroline de Oliveira-
dc.creatorLourenço, Tatiana Assis Moura-
dc.date.accessioned2024-05-14T19:30:00Z-
dc.date.available2024-05-15-
dc.date.available2024-05-14T19:30:00Z-
dc.date.issued2022-7-12-
dc.identifier.citationMARTINS, D. S.; ALVES, C. O.; LOURENÇO, T. A. M.. O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 118–137, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.481. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/481. Acesso em: 14 maio. 2024.pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1090-
dc.description.abstractThis research discusses the prontagonism as an involvement in daily activities of children with child-development delay. Itsmain objective is to research about protagonismand participation of children with child-development delay to understand how the child-caretaker relation establishes itself on a daily basis and to investigate what the possible obstacles are for the participation of children in daily activities. This study has a qualitative feature and was made using methods such as the semi structuredinterview, which was used with 9 caretakers of children treated byprofessionals of the Rehabilitation Specialized Center II of Taguatinga-DF. It was verified that the caretakers demonstratedin majority commitment to make participation as an opportunity andto recognize the children as the leadingroles on daily activities. However, issuesrelated to developmental delay were identified as barriers to children's performance and involvement in daily activities such as communication, emotional aspects and social interaction.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute sobre o protagonismo enquanto envolvimento nas atividades cotidianas de crianças com atraso no desenvolvimento infantil. Destinaram-se como objetivos pesquisar sobre o protagonismo e participação de crianças com atraso no desenvolvimento infantil e entender como se estabelece a relação cuidador-criança no dia a dia e investigar quais os possíveis obstáculos para o envolvimento da criança nas atividades do cotidiano. Esse estudo possuiu caráter qualitativo que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada a qual foi empregada com 9 cuidadores de crianças atendidas por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação II de Taguatinga-DF. Como resultado foi observado que os cuidadores demonstraram, em sua maioria, comprometimento em oportunizar a participação e reconhecer as crianças como protagonistas no cotidiano. No entanto, fatores relacionados ao atraso no desenvolvimento foram apontados como barreiras no desempenho e envolvimento das crianças em atividades do cotidiano como a comunicação, aspectos emocionais e interação social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleO protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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