Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirmino, Vítor Hugo Nascimento-
dc.creatorArrais, Alessandra da Rocha-
dc.creatorRodrigues, Carlos Manoel Lopes-
dc.creatorBorges, Angela Ferreira-
dc.date.accessioned2024-08-12T20:18:12Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2024-08-12T20:18:12Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.citationFIRMINO, V. H. N. et al. Eu não vou desistir: vivências de mães discentes no ensino superior público. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 34, n. 01, 2023. DOI: 10.51723/ccs.v34i01.1338. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1338. Acesso em: 12 ago. 2024.pt_BR
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.issue01pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v34i01.1338pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1229-
dc.description.abstractObjective: to know the perception of mothers who are students of public higher education regarding their experiences in the academic environment and the relationship with the institutional approach. Method: qualitative study with mothers who are students of two higher education courses in the health area, which use active teaching methodologies. Data collection was done through focus groups and individual interviews. Results: Four categories emerged: the treatment of the student regarding the right to be a mother; equality, equity and motherhood in the academic environment; multiple working hours: sexual division of labor and gender relations; and the conflict between motherhood and career. They also described inconsistency in being taught to be empathetic and provide humanized care, while not being treated that way. Final considerations:The students experienced prejudice and difficulties to perform satisfactorily, in addition to reporting physical and mental overload and double or triple working hours.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: conhecer a percepção de mães discentes do ensino superior público quanto às suas vivências no ambiente acadêmico e a relação com a abordagem institucional. Método: estudo qualitativo com mães discentes de dois cursos superiores da área da saúde, que utilizam metodologias ativas de ensino. A coleta de dados foi por meio de grupo focal e entrevistas individuais. Resultados: Emergiram quatro categorias: o tratamento da estudante diante do direito de ser mãe; igualdade, equidade e maternidade no ambiente acadêmico; as múltiplas jornadas de trabalho: divisão sexual do trabalho e as relações de gênero; e o conflito entre maternidade e a carreira. Elas também descreveram incoerência ao serem ensinadas a ser empáticas e prestarem atendimento humanizado, enquanto não são tratadas assim. Considerações finais: As discentes vivenciaram preconceitos e dificuldades para apresentar desempenho satisfatório, além de relatarem sobrecarga física, mental e dupla ou tripla jornada de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação em Ciências da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectSaúde dos estudantespt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEu não vou desistir: vivências de mães discentes no ensino superior públicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID+1338+-+FINAL_AoP.pdfARTIGO_CCS_eunaovoudesistir896,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.