Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1238
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do programa de hospital de ensino: um estudo de caso focado na gestante
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the hospital teaching program: a case study of care for risky pregnancy
Autor(es): Frazão, Edelaide Raquel Pilau
Santos, Elizabeth Moreira dos
Cardoso, Gisela Cordeiro Pereira
Dutra, Adriana Haack de Arruda
Abreu, Marcela Alves de
Resumo: Objetivo: O objetivo da avaliação foi verificar se os insumos e as atividades na maternidade seguem as normas preconizadas e classificar o grau de implantação das ações de adequação do Programa de Certificação. Método: Foi avaliada a conformidade dos componentes técnicos insumo e atividade em suas sub dimensões disponibilidade e qualidade técnica, nas células operacionais “pré-parto” e “parto e pós-parto”, em dois momentos distintos: antes e durante a pandemia da COVID-19. Avaliação do tipo normativa, formativa de caso único. Resultados: O Programa está implantado conforme as normativas previstas, mesmo tendo havido perturbação no grau de conformidade do insumo e atividade durante o período pandêmico.
Abstract: Objective: The objective of the evaluation was to verify if the maternity hospital inputs and activities follow the recommended norms and to classify the implementation degree of the Certification Program adequacy actions. Method: The technical components input and activity compliance were evaluated in their sub-dimensions availability and technical quality in the “pre-delivery” and “delivery and post-partum” operational cells in two different moments: before and during the COVID-19 pandemic. Evaluation normative type, formative of a single case. Results: this work indicates that the Program was implemented in accordance with the established regulations, even though there was a disturbance in the degree of compliance with the input and activity during the pandemic period.
Palavras-chave: avaliação em saúde
Hospitais de ensino
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: FRAZÃO, E. R. P. et al. Avaliação do Programa de Hospital de Ensino: um estudo de caso focado na gestante. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 34, n. 04, 2024. DOI: 10.51723/ccs.v34i04.1390. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1390. Acesso em: 14 ago. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v34i04.1390
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1238
Data do documento: 22-mai-2024
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID+1390+-+FINAL+-+AoP.pdfARTIGO_CCS_avaliacaodoprogramadehospitalensino971,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.