Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Daniela Sousa de-
dc.creatorSouza, Silvana Pereira Dantas Evangelista de-
dc.creatorNunes, Caroline Jonas Rezaghi Ricomini-
dc.date.accessioned2024-08-27T17:36:09Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-27T17:36:09Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. S.; SOUZA, S. P. D. E.; NUNES, C. J. R. R. A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF. Health Residencies Journal , [S. l.], v. 2, n. 9, p. 24–51, 2021. DOI: 10.51723/hrj.v2i9.124. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124. Acesso em: 27 ago. 2024.pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.124pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1278-
dc.description.abstractThis is a qualitative approach study developed with Primary Health Care (PHC) workers, at the time of converting the health care model, converting the biomedical and traditional model to the community based model, to Health Strategies of the Family (FHS). The objective was to hold talks to raise awareness among workers who had the work process based on the biomedical model, to introduce the concept of the FHS. The methodology used for the production of the information was semi-structured interviews and recorded by a voice recorder of the meetings, analyzed by the reflective theoretical technique. The use of cordel as educational material was a resource that, in addition to facilitating thematic development, also provided participants and facilitators with a space for dialectics.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família–ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. A utilização da literatura do Cordel como material educativo possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEstratégias de saúde da famíliapt_BR
dc.subjectModelos de saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DFpt_BR
dc.title.alternativeThe novelty lives next door: cordel literature as educational material for workers in Primary Health Care in Ceilândia-DFpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Saúde Mental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demetrio,+124-Texto+do+artigo-448-1-9-20201119.pdfARTIGO_HRJ_RES_anovidademoraaolado546,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.