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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciência da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T13:27:31Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31 | - |
dc.date.available | 2025-03-31T13:27:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª série do curso de medicina . Brasília: FEPECS, 2024. 33 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1382 | - |
dc.description.resumo | A unidade educacional de Habilidades e Atitudes, ao integrar a áreas de semiologia, profissionalismo, procedimentos médicos e exames complementares, representa um conjunto de conhecimentos e habilidades de alta relevância dentro do currículo médico, essencial para o exercício apropriado da Medicina. Na segunda série, o estudante será introduzido em uma nova fase, caracterizada por um programa fundamentalmente centrado em experiências reais, priorizando o contato com pacientes e o trabalho em grupos com colegas, instrutores e profissionais de saúde, observando os aspectos éticos, humanísticos, biológicos, sociais e psicológicos do processo saúde-doença-cuidado. A prática da medicina pressupõe o domínio de atitudes de valorização, compreensão e respeito ao ser humano, como um ente físico, biológico, psíquico, social e cultural. Por conseguinte, a formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando à manutenção ou a recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2- percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança, e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados de pessoas com diferentes níveis intelectuais e emocionais. O estudante deverá aprender a arte de lidar com os pacientes, com sabedoria, compreensão e delicadeza, visando reconhecer suas ansiedades, incertezas e temores. Assim, poderão melhor avaliar as queixas dos pacientes de forma meticulosa, resultando na obtenção de informações fundamentais, que, de outro modo, não seriam conseguidas. A obtenção de história clínica e de exame físico apropriado, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos, incluindo anatomia, fisiologia, patologia, epidemiologia, semiologia, história natural das doenças etc., reforçando a razão da adoção, como estratégia de aprendizagem do curso, a promoção da interdisciplinaridade e a interação básico-clínica. A crescente evolução científica e tecnológica da medicina tem impulsionado a educação médica para uma excessiva valorização da biologia humana e das ciências físicas, limitando cada vez mais o espaço para a abordagem dos conteúdos humanísticos. Apesar do incontestável valor dos recursos tecnológicos, com exames complementares, tanto laboratoriais como radiológicos ultrassofisticados, estes, não devem sobrepujar o exame clínico, restringindo o exercício profissional a uma prática dependente de equipamentos. A fascinação pela tecnologia não pode interferir na relação médico-paciente, não deve criar uma relação impessoal e jamais passar a impressão de que o uso indiscriminado desses aprimoramentos pode superar o saber médico. Considerando a sobrecarga de informações e a transitoriedade dos conhecimentos teóricos e técnicos, torna-se indispensável que o estudante seja treinado quanto ao acesso à informação médica e ao desenvolvimento de técnicas de leitura crítica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem basedada em problemas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Unidade educacional habilidades e atitudes: 2ª série do curso de medicina | pt_BR |
dc.title.alternative | HA: 2ª série do curso de medicina | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2021 - 2025 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MANUAL HAI II 2024.pdf Restricted Access | MODULO_unidadeeducacional2serie | 628,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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