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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias para educação permanente de enfermeiro: ambiente virutal de aprendizagem e aplicativo de apoio a decisão clínica em feridas
Autor(es): Silva, Gabriel Veloso da
Primeiro Orientador: Melo, Manuela Costa
Segundo Orientador: Santana, Levy Aniceto
metadata.dc.contributor.referee1: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee2: Santa'Ana, Geisa
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Ângela Ferreira
Resumo: Introdução: O uso de novas tecnologias de ensino tem contribuído para preparar eficientemente enfermeiros para a pratica clínica, evidenciando melhora na tomada de decisões e aumento de confiança. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA torna-se o meio para promover experiências, cenários e contextos relacionados a aprendizagem, pois faz-se necessário a criação de espaços que promovam a interação entre professores e estudantes na busca pela construção do conhecimento, por meio de diálogos, interatividade e intersubjetividade. Objetivos: Apresentar o curso de extensão no formato modular de educação com uso do ambiente virtual de aprendizagem, sobre prática clínica na avaliação de feridas para enfermeiros que atuam em cenário de atenção básica, domiciliar e hospitalar. Método: Desenvolvido por meio da Pesquisa Aplicada, realizado por grupo de pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Organizado em duas grandes fases sequenciais, primeiro, desenvolvimento, aplicação e avaliação do curso para avaliação de feridas, desenvolvido entre fevereiro de 2023 e novembro de 2024, em ambiente virtual, por meio da plataforma Moodle, http://escsvirtual.df.gov.br/ - de domínio da Escola Superior em Ciências da Saúde; e segunda, ajuste e testagem do aplicativo TecnoAFe App, desenvolvido entre novembro de 2022 e agosto de 2024, no Hospital Regional da Asa Norte. O estudo recebeu financiamento do Programa de Fomento à Pesquisa da ESCS, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. Resultados: O curso foi organizado com 14 módulos, participaram oito enfermeiros, maioria do sexo feminino, idade entre 20 e 29 anos, com especialização entre estomaterapia e urgência e emergência, e tempo de atuação profissional entre 1 a 4 anos. A avaliação do curso foi organizada em duas dimensões ‘organização’ e ‘conteúdo’, identificou-se maior proporção de respostas vinculada à categoria ‘adequado’ e ‘totalmente adequado’, com identificação positivaem todas as questões. O curso recebeu a avaliação positiva de um ambiente virtual no qual no espaço ocorreu interação e potencializou a construção de conhecimento, favorecendo o ensino-aprendizagem de profissionais de maneira flexível. Na segunda fase, do aplicativo TecnoAFe App, foram realizados vários testes de processamento automático do aplicativo sem soluções aos problemas estruturais, por falha na construção da base de dados e na fundação do software. Produtos desenvolvidos: Primeiro, Curso de extensão à distância denominado “Ambiente Virtual de Aprendizagem para avaliação de feridas”, pertencente a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). O curso proporcionou a qualificação de profissionais no cuidado, no tratamento e cicatrização de lesões perpassa pelo conhecimento desde o básico sobre a fisiologia da pele às variedades de coberturas para o tratamento. Segundo ajuste no aplicativo GeFe app (versão 1.0 do software), com melhorias e aprimoramento, surgiu a nova versão, a versão 2.0, a Tecnologia de Avaliação de Feridas, bem como melhorias na interface inicial do aplicativo, porém, outros problemas foram apresentados no decorrer dos testes e como tratava-se de problema estrutural, os ajustes futuros necessitaram serem realizados. Conclusão: Apresentou-se o curso de extensão no formato de módulos educativos virtual de aprendizagem, sobre prática clínica do enfermeiro na avaliação de feridas para enfermeiros que atuam em cenário de atenção básica, domicilia e hospitalar. Os enfermeiros reforçaram a qualidade do curso, em ambiente virtual, por produzir o ensino-aprendizagem sobre a temática, abordada com segurança e materiais com informações atualizadas.
Abstract: Introduction: The use of new teaching technologies has contributed to efficiently prepare nurses for clinical practice, showing improved decision-making and increased confidence. The Virtual Learning Environment becomes the means to promote experiences, scenarios and contexts related to learning, as it is necessary to create spaces that promote interaction between teachers and students in the search for the construction of knowledge, through dialogues, interactivity and intersubjectivity. Objectives: To present the extension course in the modular format of education using the virtual learning environment, on clinical practice in the evaluation of wounds for nurses who work in the context of primary care, home and hospital. Method: Developed through Applied Research, carried out by a group of researchers from the Professional Master's Degree in Health Sciences, Brasília, Federal District, Brazil. Organized in two major sequential phases, first, development, application and evaluation of the Virtual Learning Environment course for wound assessment, developed between February 2023 and November 2024, in a virtual environment, through the Moodle platform, http://escsvirtual.df.gov.br/ - domain of the School of Health Sciences; and second, adjustment and testing of the TecnoAFe App, developed between November 2022 and August 2024, at the Asa Norte Regional Hospital. The study received funding from the ESCS Research Promotion Program, with resources from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in partnership with the Federal Council of Nursing. Results: The course was organized with 14 modules, eight nurses participated, mostly female, aged between 20 and 29 years, with specialization between stomatherapy and urgency and emergency, and professional experience between 1 and 4 years. The evaluation of the course was organized into two dimensions 'organization' and 'content', with a higher proportion of answers linked to the category 'adequate' and 'totally adequate', with positive identification in all questions. The course received a positive evaluation from a virtual environment in which interaction took place in the space and enhanced the construction of knowledge, favoring the teaching-learning of professionals in a flexible way. In the second phase,several tests were carried out on automatic processing of the application without solutions to structural problems, due to failure in the construction of the database and in the foundation of the software. Products developed: First, Distance extension course "Virtual Learning Environment for wound assessment", belonging to the Foundation for Teaching and Research in Health Sciences (FEPECS) and School of Health Sciences (ESCS). The course provided the qualification of professionals in the care of the treatment and healing of lesions goes through knowledge from the basics of skin physiology to the varieties of coverings for treatment. Second, adjustment in the GeFe app (version 1.0 of the software), with improvements and enhancements, the new version, version 2.0, the Wound Assessment Technology, as well as improvements in the initial interface of the application, however, other problems were presented during the tests and as it was a structural problem, future adjustments needed to be made. Conclusion: The extension course was presented in the format of virtual educational learning modules, on the clinical practice of nurses in the evaluation of wounds for nurses who work in primary care, home and hospital settings. The nurses reinforced the quality of the course, in a virtual environment, by producing teaching-learning on the subject, addressed safely and materials with updated information.
Palavras-chave: Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Organização didática
Interação
Pós-graduação
Educação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citação: SILVA, G. V.. Estratégias para educação permanente de enfermeiros: ambiente virtual de aprendizagem e aplicativo de apoio a decisão clínica em feridas. 2024. 75 p. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde) - Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1456
Data do documento: 20-dez-2024
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