Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Reis, Carmélia Matos Santiago | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4923956388814961 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Göttems, Leila Bernarda Donato | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5157357462870217 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Alfredo Nicodemos da Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2848860086244868 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tonete, Vera Lúcia Pamplona | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8598014963221729 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Salomon, Ana Lúcia Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2834303104665971 | pt_BR |
dc.creator | Reginato, Isabel de Oliveira Arruda | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2166483549935634 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T17:50:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-15 | - |
dc.date.available | 2025-06-13T17:50:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | REGINATO, I. O. A. Ferramentas de avaliação e acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências da saúde. 2023. 116 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1468 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The alumni research is an important component of the assessment process for higher education institutions. It allows for understanding the profile of the respondents, their academic and professional trajectories, as well as the institution assessment from their perspective and its impact on society. Over the past decade, this practice has become more frequent, requiring the adoption of tools that enable an efficient and institutionalized process. Objectives:to develop, apply, and evaluate tools for monitoring and assessing alumni from stricto sensu postgraduate programs in health sciences. To create and implement an instrument for evaluating alumni from stricto sensu postgraduate programs at Escs/Fepecs, generating insights for educational management based on research outcomes. To propose a model for an alumni web site for Escs/Fepecs stricto sensu postgraduate programs. Method: this is an observational, analytical, and documentary study with a quantitative and cross-sectional approach. The development of the research instrument was based on CAPES guidelines for evaluating stricto sensu postgraduate programs, internal regulations from Escs, and institutional development plan, as well as the regulations of the programs. The institutional website was developed using the DADI method. Results: the proposed tools were developed, enabling institutional evaluation through the alumni research applied to the institution's post graduate courses, the results of which were presented in a scientific article. The alumni portal allows the dissemination of management reports derived from the research, as well as establishing a valuable network among the postgraduated students. Products: evaluation research instrument survey for stricto sensu graduate program alumni; alumni website for stricto sensu postgraduate programs from Escs/Fepecs. Conclusions: the education acquired had importance in the alumini’s professional and academic trajectories, especially in their ability to conduct research and contribute to SUS healthcare practices. The tools were crucial in establishing an evaluative culture within the institution, providing alumni with an understanding of the social, professional, and academic impact achieved. | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: a pesquisa de egressos é um importante componente do processo de avaliação das instituições de ensino superior. Permite conhecer o perfil dos entrevistados, suas trajetórias acadêmicas e profissionais, assim como a avaliação da instituição na percepção desse público e seu impacto na sociedade. Na última década, essa prática tem se tornado mais frequente e demanda a adoção de ferramentas que viabilizem o processo de forma eficiente e institucionalizada. Objetivos: desenvolver, aplicar e avaliar ferramentas de acompanhamento e avaliação de egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências da saúde. Elaborar e aplicar um instrumento para avaliação de egressos da pós-graduação stricto sensu da Escs/Fepecs, produzindo subsídios para a gestão educacional a partir dos resultados da pesquisa. Propor modelo de portal de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu da Escs/Fepecs. Método: trata-se de estudo observacional, analítico e documental, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. A elaboração do instrumento de pesquisa se baseou nas diretrizes da CAPES acerca de avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu, no regimento interno e Plano de Desenvolvimento Institucional da Escs; além dos regimentos dos programas avaliados. Para a elaboração do site institucional, que foi utilizado o método DADI. Resultados: as ferramentas propostas foram desenvolvidas, possibilitando a avaliação institucional por meio da aplicação de pesquisa dos egressos dos cursos de pós-graduação ofertados pela instituição, cujo resultado foi apresentado em formato de artigo científico. O portal do egresso possibilita a divulgação de relatório gerencial decorrente da pesquisa, além de estabelecer valiosa rede de relacionamento entre os alunos diplomados. Produtos desenvolvidos: instrumento de pesquisa de avaliação de egressos da pós-graduação stricto sensu; portal de acompanhamento do egresso da pós-graduação stricto sensu da Escs/Fepecs. Conclusões: foi observado que formação adquirida teve importância na trajetória profissional e acadêmica dos egressos, especialmente para a capacidade em desenvolver pesquisa e em contribuir para as práticas de atenção à saúde no SUS. As ferramentas foram importantes para o processo de estabelecimento de uma cultura avaliativa na instituição, proporcionando, na visão do egresso, a compreensão do impacto social, profissional e acadêmico adquiridos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Programa de pós-graduação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Ferramentas de avaliação e acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências da saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.email | belaarruda@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa Ciências para a Saúde (MPCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel_de_Oliveira_Arruda_Reginato.pdf Restricted Access | DISSERT_MPCS_ferramentasdeavaliacao_isabelreginato | 4,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.