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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Levy Aniceto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4997500933461336pt_BR
dc.contributor.referee1Salomon, Ana Lúcia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2834303104665971pt_BR
dc.contributor.referee2Romão, Juliana de Faria Fracon e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0019324379451071pt_BR
dc.creatorGirão, Luana Salles de Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560138801287110pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T20:31:54Z-
dc.date.available2025-09-10-
dc.date.available2025-09-02T20:31:54Z-
dc.date.issued2017-04-03-
dc.identifier.citationGIRÃO, L. S. M. Avaliação da efetividade do uso de um guia de orientação e cuidados ao idoso portador de doença pulmonar obstrutiva crônica: em ensaio clínico randomizado. 2017. 40 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1546-
dc.description.abstractIntroduction: The educational program is a fundamental component in pulmonary rehabilitation programs to promote understanding, more quality of life and a reintroduction of the patient with Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) in life in society, provided through basic patient guidance. Objective: To evaluate the effectiveness of a guideline and care in increasing the knowledge of the elderly with COPD on their disease. Methodology: This is a prospective randomized clinical trial, which was collected through a structured questionnaire in the pulmonology outpatient clinic of a public hospital in the Federal District for 12 weeks. The collection was performed on the day of the outpatient appointment that happens once a week. Participants were allocated to two groups, 'with and without booklet', being randomized according to the day of the consultation, being the first week of collection for group ‘with booklet’, the second for group ‘without booklet’, and so on. The initial approach included responding to the Mini Mental for assessment of cognitive status, if they have been able, answered the questionnaire structured in 10 questions and the 'with booklet' group received the guidelines and care book for reading, responding to the same questionnaire after one week, and the ‘without booklet' group received the guidance and care guide after responding again to the questionnaire within a week. Results: It was observed that after reading a booklet, the number of hits from the booklet group rose with a statistically significant difference (p = 0.01). Conclusion: The guideline and care of the patient with COPD was effective in increasing the knowledge of the disease of the patients who participated in the study.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O programa educativo é um componente fundamental nos programas de reabilitação pulmonar para promover entendimento, mais qualidade de vida e na reintrodução do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na vida em sociedade, proporcionado por meio de orientações básicas aos pacientes. Objetivo: Avaliar a efetividade de um guia de orientação e cuidado na ampliação do conhecimento do idoso portador de DPOC sobre a sua doença. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo tipo ensaio clinico randomizado, cuja coleta foi realizada por meio de questionário estruturado no ambulatório de pneumologia de um hospital público do Distrito Federal durante 12 semanas. A coleta foi realizada no dia da consulta ambulatorial que acontece uma vez por semana. Os participantes foram alocados em dois grupos, ‘com e sem cartilha’, sendo aleatorizados de acordo com o dia da consulta, sendo a primeira semana de coleta para o grupo ‘com cartilha’, a segunda para o grupo ‘sem cartilha’ e, assim, sucessivamente. A abordagem inicial incluiu responder ao Mini Mental para avaliação do estado cognitivo, caso tenha sido apto, respondeu ao questionário estruturado em 10 perguntas e o grupo ‘com cartilha’ recebeu a cartilha de orientações e cuidado para leitura, respondendo ao mesmo questionário após uma semana, e o grupo ‘sem cartilha’ recebeu o guia de orientação e cuidado após responder novamente o questionário em uma semana. Resultados: Observou-se que, após ter lido a cartilha, o número de acertos do grupo ‘com cartilha’ aumentou com diferença estatisticamente significativa (p=0,01). Conclusão: A cartilha de orientação e cuidado ao paciente com DPOC mostrou-se efetiva no incremento do conhecimento da própria doença dos pacientes que participaram do estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGerência do Curso de Mestrado e Doutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúdept_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectDPOCpt_BR
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleAvaliação da efetividade do uso de um guia de orientação e cuidado ao idoso portador de doença pulmonar obstrutiva crônica: um ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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