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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/238
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Cunha, Maria Liz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8444432728032111 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Fabiana Resplande de Paula da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9572433390324459 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T19:19:35Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30 | - |
dc.date.available | 2023-01-16T19:19:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, F. R. P. Lesão por pressão: revisão integrativa e guida de orientações para profissionais. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde) - Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Brasília, 2019. 123f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/238 | - |
dc.description.abstract | Objective: To know and analyze the scientific production on nursing diagnoses in pressure injury and its stages, preparation and analysis of educational material. Method: To achieve the objectives presented, this research was divided into three distinct steps: I: Literature review, II: development of educational technology for prevention and treatment of pressure injury and III: Analysis of the basic guide. Results:The integrative review did not observe a specific nursing diagnosis for the stages of pressure lesions, as the NANDA-I version only points to risk factors. The basic guide was well accepted among professionals regarding the design and content presented, with an average CVI of 97% and reliability coefficient between 0.96 and 0.97 for the level of agreement. Developed products: Basic guide on pressure injury and two scientific articles. Conclusion:It is believed that the use of this basic guide will facilitate the practice of evidence-based nursing, as it is an illustrated educational technology capable of favoring dialogue between professionals. | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Conhecer e analisar a produção científica sobre diagnósticos de enfermagem em lesão por pressão e seus estágios, elaboração e validação de material educativo. Método: Para atingir o cumprimento dos objetivos apresentados, a presente pesquisa foi dividida em três etapas distintas: I: Revisão de literatura, II: desenvolvimento de tecnologia educativa tipo guia básico para prevenção e tratamento de lesão por pressão e III: Análise do guia básico. Resultados: Na revisão integrativa, não foi observado um diagnóstico de enfermagem específico para os estágios da Lesão por Pressão, pois a versão da NANDA-I aponta apenas para os diagnósticos dos fatores de risco. Quanto ao guia básico, este teve uma boa aceitação entre os profissionais enfermeiros quanto ao design e conteúdo apresentado, com uma média de IVC de 97% e coeficiente de confiabilidade entre 0,96 a 0,97 para o nível de concordância. Produtos desenvolvidos: Guia básico sobre lesão por pressão e dois artigos científicos. Conclusão: Acredita-se que o uso guia básico facilitará a prática da Enfermagem baseada em evidências, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o diálogo entre profissionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Coordenação de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde | pt_BR |
dc.publisher.department | Gerência de Cursos de Mestrado e Doutorado | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diagnósticos de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Lesão por pressão | pt_BR |
dc.subject | Úlceras por pressão | pt_BR |
dc.subject | Terminologia internacional - NANDA-I | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA | pt_BR |
dc.title | Lesão por pressão: revisão integrativa e guia de orientações para profissionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa Ciências para a Saúde (MPCS) |
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