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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/312
Tipo: | Módulo |
Título: | Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | As infecções são as causas mais frequentes de processos febris no ser humano, qualquer que seja o ciclo de vida considerado. Uma diversidade de agentes infecciosos, com mecanismos de agressão bastante peculiares, em um país com dimensões continentais como o Brasil, torna o estudo das doenças infecto parasitárias um desafio permanente, encerrando uma área da medicina empolgante, de extrema importância para prática clínica diária e que ostenta interfaces com todos os ramos da medicina. O terceiro ano do curso de Medicina da ESCS marca o início do estudo das manifestações clínicas das doenças. Partimos de um enfoque direcionado para como as doenças se processam, para uma abordagem centrada no como elas de exteriorizam e em que contextos clínicos diferenciais. É chegado o momento de compreendermos os diversos fenômenos clínicos que acompanham as perturbações do processo saúde-doença, onde a resposta febril tem importância capital, seja orientando o diagnóstico, a terapêutica e o prognóstico, ou determinando comportamentos que visam o restabelecimento e recuperação da saúde ora comprometida. Para atingirmos essa compreensão de forma adequada, será necessário o resgate de conhecimentos básicos, veiculados em módulos anteriores, relativos à resposta inflamatória e os mecanismos de defesa orquestrados por células e órgãos do sistema imune. Procuramos, pois, durante a construção do módulo, criar oportunidades para que essa integração básico-clínica ocorra, porque entendemos que a mesma é de fundamental importância para a consolidação dos conhecimentos novos introduzidos na série. Além disso, procuramos ensejar discussões relativas ao uso racional de métodos complementares de diagnósticos no processo de investigação das doenças que cursam com febre e inflamação, considerando, além dos aspectos clínicos, seus aspectos epidemiológicos, socioculturais e diagnósticos diferenciais. |
Palavras-chave: | Termorregulação Febre Inflamação aguda Inflamação crônica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2004. 42 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/312 |
Data do documento: | abr-2004 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2001 - 2005 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Módulo 303 tutor.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_febreinflamacaoeinfeccao303tutor | 620,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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