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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-04-14T19:25:00Z-
dc.date.available2023-04-30-
dc.date.available2023-04-14T19:25:00Z-
dc.date.issued2006-05-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino, serviço, comunidade I. Brasília: FEPECS, 2006. 46 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/354-
dc.description.resumoTodo médico deve ser capaz de exercer a prática geral da medicina e, para tanto, atender a todos os componentes de uma família, independentemente de sexo e idade, comprometendo-se com a pessoa inserida em seu contexto biológico, psicológico e social. Para que tal capacidade seja construída adequadamente, é imprescindível que os estudantes de medicina “estejam expostos a problemas de saúde e doença, em correspondência direta com o percentual de problemas sanitários que enfrenta a própria comunidade”. Para tanto, o curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) tem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática competente. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal a luta pela promoção, manutenção e pronto restabelecimento da saúde do indivíduo e da comunidade, levando-se em conta o contexto familiar e social. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um componente educacional oferecido semanalmente e continuamente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede hierarquizada e regionalizada de serviços e a atuação na comunidade. Suas atividades serão desenvolvidas em cinco áreas curriculares: promoção da saúde, prevenção específica e prevenção clínica de doenças e agravos, organização e serviços do sistema de saúde, análise quantitativa de dados e prática médica comunitária. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social, desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável, centros e postos de saúde), os hospitais regionais e os serviços especializados. Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à Medicina Comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas, especialmente em epidemiologia e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática. O currículo é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e conteúdos curriculares direcionados aos problemas comunitários existentes. Assim, as propostas de atuação envolvendo diagnóstico de situação, bem como ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção da doença são realizadas em parcerias com equipes das unidades básicas de saúde e a comunidade. As atividades da 1ª série serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive do Programa Família Saudável (PFS).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectMedicina comunitáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICApt_BR
dc.titleInteração ensino serviços comunidade Ipt_BR
dc.title.alternativeIESC I - interação ensino, serviços, comunidadept_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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