Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T18:31:58Z | - |
dc.date.available | 2023-06-10 | - |
dc.date.available | 2023-06-07T18:31:58Z | - |
dc.date.issued | 2009-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitude: 1ª série. Brasília: FEPECS, 2009. 43 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/468 | - |
dc.description.resumo | A unidade educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Comunicação e Semiologia que em conjunto se revestem de alta relevância dentro do currículo médico. O módulo une a teoria e a prática tendo por objetivo facilitar a apreensão do conhecimento. As atividades buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, busca a diversificação dos cenários e privilegia metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes será realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta e simultânea de docentes da Comunicação e da Semiologia. É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino - aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Relação médico-paciente | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em medicina | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Habilidades e atitudes: 1ª série | pt_BR |
dc.title.alternative | HA: habilidades e atitudes: 1ª série | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HA 1ª série estudante.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudesestudante | 801,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.