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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:55:18Z-
dc.date.available2023-06-25-
dc.date.available2023-06-20T14:55:18Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 27 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/490-
dc.description.resumoA última fronteira do mundo – a mais complexa delas com certeza – repousa dentro de nós. A complexidade do cérebro é imensa e a tarefa de estudá-lo e compreendê-lo minimiza todas as explorações já realizadas anteriormente por nossa espécie. O sistema nervoso humano torna possível tudo o que fazemos, tudo o que percebemos, tudo o que aprendemos, e modula nosso comportamento e emoções. Executa também a regulação do nosso meio interno. A Neurociência tem como objetivo o estudo do sistema nervoso central e periférico, em condições normais e patológicas, incluindo a neuroanatomia funcional, a semiologia, bem como os diagnósticos etiológico, nosológico, o prognóstico e a conduta das doenças. Em termos de pesquisa a Neurociência é a área que o Brasil tem mais artigos científicos citados em outros textos, seguida da Imunologia. Nosso cérebro torna possível nossa relação com o mundo através de nossa consciência, percepção e motricidade. Neste módulo vamos rever a anatomia funcional de nossos sistemas sensoriais, motores e da consciência. O estudo aprofundar-se-á através de situações onde nossas percepções do mundo estejam alteradas, nossos sistemas motores não respondam totalmente aos nossos comandos cognitivos e a manutenção do estado de vigília e dos processos mentais pelos quais percebemos, sentimos, agimos, aprendemos e lembramos esteja modificada. Estudaremos as causas mais comuns destes distúrbios e a avaliação do nível de consciência. O módulo tem também como objetivo maior integrar os conhecimentos de neuroanatomia funcional com as manifestações semiológicas encontradas no exame neurológico. Serão abordados os principais exames complementares em neurologia, no que diz respeito a sua indicação e breve compreensão geral. O estudante será também estimulado a familiarizar-se com a conduta inicial a ser tomada pelo médico que atende o paciente pela primeira vez. Enfim com os estudos da anatomia funcional, da fisiopatologia e da correlação com o exame neurológico, o objetivo deste módulo é proporcionar um conhecimento ao estudante de medicina sobre as principais características clínicas e abordagens iniciais dos pacientes portadores de distúrbios sensoriais, motores e da consciência mais frequentes encontrados na prática clínica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDistúrbio sensorialpt_BR
dc.subjectDistúrbio motorpt_BR
dc.subjectDistúrbio de consciênciapt_BR
dc.subjectDistúrbio de comportamentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleDistúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 402: distúrbios sensoriais, motores e da consciência: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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