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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:56:04Z-
dc.date.available2023-06-25-
dc.date.available2023-06-20T14:56:04Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Desordens nutricionais e metabólicas: módulo 404: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 28 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/491-
dc.description.resumoNo Brasil, as alterações no estilo de vida, em particular do padrão alimentar, interagindo com uma provável suscetibilidade genética, vem favorecendo a instalação de distúrbios nutricionais e metabólicos. Os custos econômicos com esses distúrbios afetam toda a comunidade. Porém, os custos intangíveis (dor, ansiedade, perda de qualidade de vida,) representam grande impacto na vida dos pacientes e seus familiares, e são difíceis de serem quantificados. Durante os últimos trinta anos presenciamos declínio razoável da mortalidade por causas cardiovasculares em países desenvolvidos, enquanto elevações relativamente rápidas e substanciais têm ocorrido em países em desenvolvimento, dentre os quais o Brasil. De acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde, esta tendência de elevação na doença cardiovascular tende a persistir, agravando ainda mais o quadro de morbidade e mortalidade elevadas nestes países. Quando se fala em medicina baseada em evidências, que tem norteado a conduta clínica, é importante que sejam mantidas atualizações periódicas. O conhecimento médico vive uma verdadeira ebulição, onde concluímos que conceitos médicos não são imutáveis. Os médicos envolvidos na atenção a seus pacientes necessitam de diretrizes, mas, mais do que isso, necessitam de constante atualização perante o avanço extremamente veloz do conhecimento médico e das opções farmacológicas disponíveis como instrumento de terapia. O que norteará o estudo do estudante neste módulo não será o capítulo de um livro e sim objetivos específicos adequados e desafiadores, com o intuito de tornar o trabalho no grupo tutorial uma experiência dinâmica e enriquecedora. A partir do problema, o estudante será convidado a integrar e elaborar as informações, sugerir hipóteses diagnósticas plausíveis, explicar porque cada exame foi solicitado, o que espera encontrar como resultado para aquele paciente e, finalmente, propor a terapêutica com o intuito tanto de reverter as alterações fisiopatológicas que levaram ao desenvolvimento dos sintomas do paciente quanto de prevenir as complicações possíveis. Essa é a essência do módulo 404 e deverá ser praticada na abertura e no fechamento dos problemas, e será também a estratégia utilizada no EAC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDistúrbio nutricionalpt_BR
dc.subjectDistúrbio metabólicopt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectFisiopatológiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleDesordens nutricionais e metabólicas: módulo 404: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 404: desordens nutricionais e metabólicas: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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