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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/523
Tipo: | Módulo |
Título: | Dor: módulo 301: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 301: dor: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | A dor remete a uma experiência radicalmente subjetiva. Quando se fala em dor, a tendência é associá-la apenas a um fenômeno neurofisiológico, contudo, admite-se, cada vez mais, que existam “componentes” psíquicos e sociais, na forma como se sente e se vivencia a dor. A singularidade da dor como experiência subjetiva torna-a um campo privilegiado para se pensar a relação entre o indivíduo e a sociedade. Ainda que traduzido e apreendido subjetivamente, o significado de toda experiência humana é sempre elaborado histórica e culturalmente, sendo transmitido pela socialização, iniciada ao nascer e renovada ao longo da vida. Em toda experiência de dor, é fundamental considerar a importância da família, pois da família vêm as primeiras referências de significado que estruturam as experiências vividas. Também a forma como o profissional reage diante da dor e das manifestações de dor do paciente influenciará a própria reação do paciente ao tratamento, porque estamos diante de uma relação em que se enfrentam mundos de significação diversas, o do médico e o do paciente e sua família, todos qualificando esta experiência, ainda que de formas e perspectivas diferentes. Temos aqui a intenção de sugerir algumas reflexões no sentido de se ter presente, ao cuidar da dor, que ela se constitui simbolicamente, com um significado para quem a vivencia, concepção que pode contribuir para beneficiar a prática do atendimento à dor. Do que se pode saber sobre a dor, reconhecemos que nela se revela, simultaneamente, a singularidade do sujeito, sua dor, a particularidade da cultura, na qual se manifesta, e a universalidade da condição humana. Este módulo, em consonância com esta proposta, objetiva despertar o interesse dos estudantes para a questão do “homem com dor” e não “a dor do homem”, como elemento determinante do seu mundo e relações, a partir de uma visão que englobe, além da neurofisiologia, as experiências humanas, sua história e cultura. A disposição dos problemas é destinada a construir o conhecimento sobre a dor das mais diversas modalidades (somática, visceral, aguda, crônica, nociceptiva, mecânica, inflamatória, neuropática, etc.) e também introduz os estudantes no universo da farmacologia, bem como possibilita o despertar dos mesmos para situações do cotidiano médico, respeitando a importância da distribuição epidemiológica da dor. |
Palavras-chave: | Dor Mecanismos Avaliação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor: módulo 301: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 31 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/523 |
Data do documento: | fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mod3012010.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_dorestudante | 95,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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