Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/525
Tipo: | Módulo |
Título: | Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do estudante |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | O módulo aborda temas relacionados à infecção, antibioticoterapia, como também antivirais e antifúngicos. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas de Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito contribuirão para sua formação. Lembrem-se que o modelo pedagógico funciona em “espiral” e que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo no Curso de Medicina é propiciar aos estudantes da terceira série os primeiros contatos com a terapêutica de doenças específicas causados pelos vários microrganismos nas várias infecções mais prevalentes na população. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. |
Palavras-chave: | Termorregulação Febre Inflamação aguda Inflamação crônica Microbiologia Infecção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 33 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/525 |
Data do documento: | fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mod3032010.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_febreinflamacaoeinfeccao | 200,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.