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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T14:31:46Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25 | - |
dc.date.available | 2023-09-20T14:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2016. 35 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/683 | - |
dc.description.resumo | O Módulo 402 apresenta algumas diferenças em relação aos outros que o estudante de medicina da ESCS têm estudado até o momento. O estudo das funções do Sistema Nervoso no que tange as funções e disfunções motoras, sensitivas e da consciência dentro da metodologia ativa requer a reutilização de alguns módulos anteriores pois alicerçam conceitos fundamentais que serão empregados aqui. Os conhecimentos de neuroanatomia, neurofisiologia e semiologia neurológica serão utilizados a todo o momento, acreditamos que façam parte da bagagem de conhecimento prévio. Infelizmente não temos o tempo desejado para trabalhar toda ciência neurológica, mas certamente os principais distúrbios serão contemplados. A metodologia ativa, aplicada na ESCS, ensina ao estudante aprender a aprender, portanto partindo dos assuntos contemplados, analisando os problemas, descobrindo o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, nomeando o diagnóstico sindrômico, partindo deste, encontrar a topografia da alteração neurológica e finalmente utilizando-se do conhecimento epidemiológico será possível elaborar hipóteses diagnosticam etiológicas e nosológicas de várias situações problemas. Finalmente com os exames complementares chegar ao diagnóstico conhecer o prognóstico, elaborar o tratamento. Estes princípios não são utilizados apenas na neurologia, fundamentam toda medicina, se até o momento isto NÃO FOI PERCEBIDO pelo estudante, no quarto ano não há como fugir, isto é o raciocínio clínico e o módulo 402 é ótimo para iniciar esta jornada. Até, se ou quando, o estado de arte chegar à utilização de passos é fundamental para manter a coerência deste raciocínio. Os passos do tutorial são plenamente aplicados no que foi escrito acima. Sugerimos sua manutenção. Memorizem os conceitos abaixo e utilizem pelo resto de sua jornada profissional. 1. O diagnóstico Sindrômico = conjunto de sinais e sintomas observados na história, no exame físico e neurológico de um paciente. 2. O diagnóstico topográfico = o sistema ou órgão onde se localiza o processo que motivou a consulta médica. 3. O diagnóstico nosológico = grupo de doenças com características clínicas (sinais, sintomas, às vezes evolução e prognóstico) semelhantes. 4. O diagnóstico etiológico = o agente ou fenômeno que basicamente causa a patologia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio sensorial | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio motor | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio de consciência | pt_BR |
dc.subject | Tutor | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIA | pt_BR |
dc.title | Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutor | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mod_402_2016_Tutor_NORMALIZADO.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_disturbiossensoriaismotorresedaconsciencia | 396,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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