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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T14:33:50Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25 | - |
dc.date.available | 2023-09-20T14:33:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2016. 30 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/686 | - |
dc.description.resumo | E assim, com entusiasmo pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao módulo de “Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia”! O módulo aborda temas relacionados à fisiologia e às patologias do trato digestório e anexos. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Por esses motivos, iniciamos neste módulo os conceitos e os significados dos exames complementares. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito contribuirão para sua formação. Lembre-se que o modelo pedagógico funciona em “espiral” e que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da terceira série os primeiros contatos com a terapêutica de doenças específicas do trato digestório mais prevalentes na população. Lembramos que os conhecimentos relacionados à anatomia, histologia, fisiologia e fisiopatologia são requisitos para o tratamento adequado. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. Este módulo não tem a pretensão de esgotar o conhecimento dos tópicos já mencionados, mas sim de propiciar a aprendizagem da melhor forma possível de algumas “verdades de hoje” para que posteriormente possam descobrir as “novas verdades do amanhã”! | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Vômitos e diafagia | pt_BR |
dc.subject | Síndrome dispéptica | pt_BR |
dc.subject | Síndrome ictericia | pt_BR |
dc.subject | Abdome agudo | pt_BR |
dc.subject | Pancreatite | pt_BR |
dc.subject | Hepatite viral | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Dor abdominal, diarréia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutor | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Módulo 302-2016 Tutor.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_dorabdominalvomitoeictericia | 593,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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