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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/698
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços e comunidade III |
Título(s) alternativo(s): | IESC III |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | No Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Clínicas da Família, Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Centros de Saúde (CS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pela turma atual ou pelas outras turmas de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão os seguintes temas: Redes e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde, Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Rural e Prevenção Quaternária e utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares, atividades educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de 30 de janeiro a 17 de novembro nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXOS D). |
Palavras-chave: | Atenção primária à saúde Problematização Educação médica Aprendizagem baseada em problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços e comunidade III. Brasília: FEPECS, 2017. 40 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/698 |
Data do documento: | fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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