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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T14:46:44Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02 | - |
dc.date.available | 2023-09-27T14:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-03 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª série. Brasília: FEPECS, 2011. 19 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/705 | - |
dc.description.resumo | O programa da unidade educacional Habilidades e Atitudes, ao integrar a áreas de Semiologia, Profissionalismo, Procedimentos Médicos e Exames Complementares, representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de alta relevância dentro do currículo médico, essencial para o exercício pleno da Medicina. Na segunda série, o estudante será introduzido em uma nova fase, caracterizada por um programa fundamentalmente centrado em experiências reais, priorizando o contato com pacientes e o trabalho em grupos com colegas, instrutores e profissionais de saúde, observando os aspectos éticos, humanísticos, sociais e psicológicos. A prática da medicina pressupõe o domínio de atitudes de valorização, compreensão e respeito ao ser humano, como um ente físico, biológico, psíquico, social e cultural. Por conseguinte, a formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando à manutenção ou a recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção da saúde/ tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2- percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em medicina | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Unidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª série | pt_BR |
dc.title.alternative | HA: habilidades e atitudes: 2ª série | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Nível superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2011 - 2015 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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