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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/729
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | IESC I: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | A Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC) promove o desenvolvimento de aprendizagem vinculada à situação de saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multiprofissional. A IESC adota como método pedagógico a Problematização, e tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade, buscando o aperfeiçoamento do SUS e a consolidação de uma nova concepção na formação do estudante de medicina. Nesta Unidade busca-se construir um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e demais membros da comunidade. Os cenários de ensino-aprendizagem e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), particularmente as Clínicas da Família, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. É também propósito da IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica, sob a forma de Relato de Experiência, com temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais de saúde. Esta Unidade Educacional prioriza uma aproximação do graduando de medicina com a realidade local e cria a oportunidade de integração com demais unidades educacionais da ESCS. A proposta de ensino da ESCS busca fortalecer o Sistema de Saúde vigente no país, considerando a importância e o significado do desenvolvimento de atividades junto à comunidade. Esta proposta pretende proporcionar uma formação geral do graduando, capacitando-o como agente de transformação social com visão ética, humanística, com compromisso social. O cronograma mensal de atividades é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. A atuação nas unidades de saúde e na comunidade deverá se pautar nos princípios do Código de Ética do Estudante de Medicina. (Anexo D) As atividades IESC 1ª série ocorrerão uma vez por semana, nos dias de 5ª feira pela manhã no período de 22 de março a 22 de novembro do corrente ano, com intervalo de férias no período de 16 a 27 de julho. Os graduandos serão distribuídos em pequenos grupos nos cenários de ensino-aprendizagem conforme a Tabela I. |
Palavras-chave: | Educação médica Saúde da família Diagnóstico de saúde comunitária Problematização Práticas educativas Interação de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação: ensino-serviços-comunidade I: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2018. 45 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/729 |
Data do documento: | fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IESC I - Discente.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoeensinoservicoecomunidade | 816,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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