Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:26:55Z | - |
dc.date.available | 2023-10-15 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Manual da unidade educacional habilidades e atitudes: 3ª série. Brasília: FEPECS, 2018. 43 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/732 | - |
dc.description.resumo | O programa de HA tem como objetivo o aprendizado das habilidades clínicas e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos essenciais ao bom exercício profissional no contexto da interação médico-paciente. Para tanto, integra as áreas de Semiologia (Parte I) e Profissionalismo (Parte II). As atividades práticas serão realizadas nos Hospitais e o estudante fará entrevistas com pacientes internados. Deverá coletar as informações necessárias para a elaboração de uma história clínica ampliada, que aborde os aspectos biopsicossociais nas diferentes etapas do desenvolvimento humano. O exame físico deverá ser realizado de forma técnica e sistematizada, respeitando a autonomia, a privacidade e a dignidade do paciente. O estudante deverá buscar apreender o sujeito e o seu adoecer, discutindo “quem é a pessoa entrevistada”, e em seguida a doença que motivou sua internação. Discutirá os achados clínicos, indicando e interpretando os exames complementares pertinentes a cada caso, finalizando com a conclusão dos diagnósticos topográfico e sindrômico. A área de Semiologia está relacionada à habilidade que exige, técnica e destreza. Especialmente na 3ª série, as atividades da H.A. dão continuidade ao aprendizado das duas séries anteriores sendo supervisionada pelos docentes que estimulam os estudantes a recordar conhecimentos prévios de semiotécnica, fisiopatologia e conceitos de profissionalismo, para que possam atingir as competências e desempenhos (Anexo I) esperados para essa fase do aprendizado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Manual da unidade educacional habilidades e atitudes: 3ª série | pt_BR |
dc.title.alternative | HA: habilidades e atitudes: 3ª série | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual de Ha - 3ª Série.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudes3serie | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.