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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T14:27:40Z | - |
dc.date.available | 2023-11-05 | - |
dc.date.available | 2023-10-31T14:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2018. 42 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/765 | - |
dc.description.resumo | Iniciamos o conteúdo biológico do curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano pois o modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante e envolve aspectos éticos e filosóficos. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é também influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres, além de envolver interesses específicos e pessoais dos casais modernos. Em geral, a cada mês, o organismo feminino escolhe um só óvulo para tentar a geração de uma nova vida. Após o ato sexual, o óvulo pode ser fecundado por um dos 300 milhões de espermatozóides liberados durante a ejaculação. O ovo já formado é implantado no endométrio, o qual foi preparado como um ninho. É a vitória na acirrada competição pela vida, na fase pré-embrionária e embrionária, que torna cada ser humano tão único e especial. A pluripotencialidade para organogênese, característica da célula tronco-embrionária, forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O seqüenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle genético do desenvolvimento embrionário. Fatores psicossociais relativos às interações materno-fetal-familiar são inseparáveis do tema reprodução. Uma gravidez pode complementar o relacionamento entre pais e esta relação pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um ser potencialmente feliz. A falta de filhos pode ser motivo de angústia e frustração para o casal. O Módulo Temático, Concepção e Formação do Ser Humano, primeiro módulo biológico do Curso, traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e os aspectos bioéticos que envolvem este tema. Os assuntos serão abordados através do modelo pedagógico adotado na ESCS, com grupos tutoriais, palestras e atividades práticas explicitados neste manual, que traz, além do calendário escolar pertinente, os nove problemas, com os quais os estudantes devem perceber o conteúdo educacional e traçar os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nas seções de tutoria. Detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL, também constam deste manual. É pré-suposto o conhecimento dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células pelos estudantes de medicina que venceram a etapa vestibular. O assunto deste módulo inicia com a temática: aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia, histologia, fisiologia e embriologia). Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase à gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal. O estudo das etapas e dos mecanismos do desenvolvimento humano nos ajuda a compreender as relações normais das estruturas do corpo adulto e as causas de alterações ao nascimento, as quais podem gerar sérias repercussões psicológicas nos pais e familiares. Fazemos votos para que os alunos e os tutores se integrem na construção do conhecimento referente à concepção e formação do ser humano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Concepção | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Embriologia | pt_BR |
dc.subject | Histologia | pt_BR |
dc.subject | Gametogênese | pt_BR |
dc.subject | Fertilização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do tutor | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do tutor | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MODULO 102 TUTOR.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_concepcaoeformacaodoserhumano | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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