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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:38:59Z-
dc.date.available2023-11-15-
dc.date.available2023-11-10T18:38:59Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2019. 33 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/781-
dc.description.resumoEstudar medicina pode ser uma experiência estressante. Alguns estudantes acham o volume de estudos gigantesco; outros se impressionam pelo custo. Mas uma das observações mais perturbadoras que já fiz se refere à depressão e à ansiedade dos estudantes por causa do clima no qual a assistência à saúde hoje é praticada em nossa sociedade. A prática da medicina hoje dificilmente é orientada para a prestação de serviços em um ambiente alegre. A economia e a administração muitas vezes parecem ser mais importantes do que o paciente e a competição parece ter substituído a cooperação entre profissionais de saúde. Nunca se torne indiferente diante do milagre da vida. À medida que compreender os mecanismos gloriosos do corpo humano, deixe a compreensão desses processos encher você de admiração e curiosidade. Deixe isso ser o centro do seu interesse e não as notas, que não lhe dizem nada sobre que tipo de médico você será. Revolucionários sociais sempre apareceram com uma infinidade de sugestões de como melhorar o mundo. Faça e use sua própria lista; uma vez feita, levante sua voz. Invente suas próprias maneiras de agir e você se prevenirá contra a passividade e suas consequências devastadoras- tédio, medo e solidão. Veja a vida como uma viagem maravilhosa e cheia de prazer. Ouse sonhar .Seus sonhos manterão vivas a esperança e a possibilidade de mudança. ADAMS Patch, A Terapia do amor, Rio de Janeiro, Mondrian,2002. A percepção da medicina ao longo da história foi muito conturbada como podemos observar nas citações acima. A segurança, ainda que vulnerável que temos hoje, nem se compara com os tempos em que ignorávamos micro-organismos e atribuíamos as enfermidades aos humores de Hipócrates. Para chegarmos até aqui, quilíades de conhecimento foram criadas e substituídas no decorrer da história. Nesse contexto, a grande diferença se deu com quando, à arte médica, foi agregado o uso do método científico. É nele que devemos construir o alicerce para uma prática clínica mais segura e honesta com nossos pacientes, não somente nas oportunidades oferecidas por este módulo, mas em toda a prática clínica. Este manual aborda temas relacionados à clínica do trato digestivo e seus anexos. O módulo tutorial, é constituído por10 sessões de ABP e 7palestras alinhadas com os objetivos educacionais descritos neste manual, contemplando as áreas de conhecimento descritas na árvore temática do módulo. Assim como os outros módulos da 3ª série, espera-se que as atividades desenvolvidas permitam o desenvolvimento da análise da prática clínica com a integração de conhecimentos tão diversos quanto anatomia, fisiologia, patologia, psicologia, semiologia, propedêutica, terapia, epidemiologia, medicina socioambiental, entre outras áreas. Também é esperado que este módulo, aumente a familiarização do estudante com os principais métodos diagnósticos complementares relacionados ao trato digestivo e seus anexos e suas interpretações. Ao final deste manual são relacionados alguns resultados de referência para exames comuns, com o objetivo de auxiliar a discussão nos tutoriais, entretanto, é de grande importância, ressaltar que o conhecimento sobre outros métodos propedêuticos não listados neste manual serão necessários durante os tutoriais. Em conformidade com o método de ensino adotado pela escola, salienta-se que este módulo visa dar continuidade à espiral de conhecimento do estudante, o que significa que os conhecimentos prévios adquiridos em todos os módulos e séries anteriores poderão ser rediscutidos e avaliados. Entretanto, deve-se estar ciente que o conteúdo referente à clínica do trato digestivo e seus anexos não será esgotado, o que torna o estudante responsável por complementar seu estudo sobre o tema sempre que isso se fizer necessário para suas atividades clínicas. Qualquer dúvida, feedback ou sugestão poderá ser comunicado a qualquer momento diretamente ao coordenador do módulo. A construção deste manual demandou muito trabalho, tempo e zelo, por isso, estamos seguros de que este será um módulo muito enriquecedor e desejamos ao estudante um excelente proveito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectVômitos e diafagiapt_BR
dc.subjectSíndrome dispépticapt_BR
dc.subjectSíndrome ictéricapt_BR
dc.subjectAbdome agudopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleDor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutorpt_BR
dc.title.alternativeMódulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutorpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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