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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T14:05:26Z | - |
dc.date.available | 2024-03 | - |
dc.date.available | 2024-03-12T14:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do tutor. Brasília: ESCS, 2020. 50 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/816 | - |
dc.description.resumo | O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foi oficialmente criado em 15 de janeiro de 2001. Este curso compromete-se em oferecer ao estudante de medicina uma visão crítica voltada para a busca de soluções fundamentadas nos novos conhecimentos científicos e tecnológicos. O seu currículo é reconhecido nacionalmente e contempla as Novas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), destacadamente: a interdisciplinaridade; o enfoque nos determinantes sociais no processo saúde-doença; a adoção de metodologias ativas do ensino-aprendizagem; a aproximação e corresponsabilidade para com a rede de serviços em seus diversos níveis para com o cidadão-usuário e com a comunidade; a aproximação da teoria com a prática precocemente; a eliminação da rígida divisão entre ciclo “básico”, “clínico” e o “internato”; a inserção precoce dos estudantes em práticas reais e de forma crescente em termos da complexidade, competência e autonomia com segurança. Busca integrar e operacionalizar os elementos e estruturas que compõem a rede de serviços que oferece, universalmente e com responsabilidades legais, tais como: ações de promoção e prevenção da saúde, recuperação e reabilitação para uma população que lhe é adstrita e sobre as quais assentamos a formação de nossos estudantes. O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem é a estratégia adotada no contexto inicial do nosso currículo, metodologia conhecida como ABP/PBL, mas também merecem destaque a problematização na IESC, o treinamento em Habilidade e Atitudes, Internato, dentre outros (BELACIANO, 2007). Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. Ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do generalista, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços, por meio do uso criterioso da alta tecnologia, e de profissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico com visão generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. A formação focada exclusivamente em aspectos biológicos não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo. A mudança na formação do profissional médico é necessária, bem como que as escolas médicas permitam ao profissional em formação desenvolver as competências necessárias para “compreender o paciente real” em sua complexidade. Isso requer um modelo de ensino médico diferente daquele idealizado há cerca de cem anos. A ESCS, desse modo, objetiva formar profissionais comprometidos com esses princípios e dotados de consciência social, capazes de atuar na solução dos problemas de saúde mais relevantes da população brasileira, norteados por princípios éticos e humanísticos. O Módulo “Introdução ao Estudo da Medicina” estabelece o contato do estudante recém-chegado à Escola com as bases pedagógicas do modelo educacional adotado pela instituição. Algumas atividades como o treinamento em informática foram inseridas devido ao seu papel fundamental na instrumentalização do estudante na busca ativa do conhecimento. O conteúdo introdução à microscopia óptica permitirá melhor desempenho nas práticas futuras de histologia dos demais módulos assim como Introdução a Anatomia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | Estudante de medicina | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do tutor | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 101: introdução ao estudo da medicina: manual do tutor | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mod 101 tutor_2020_NORMALIZADO_BCE.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_introsucaoaoestudodamedicina | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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