Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2024-03-18T16:46:51Z-
dc.date.available2024-03-20-
dc.date.available2024-03-18T16:46:51Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2020. 26 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/831-
dc.description.resumoO cérebro humano é o órgão mais complexo do corpo humano, contendo mais de 100 bilhões de células que sentem e respondem a todos os estímulos internos e externos que somos submetidos a cada instante. Compreender o funcionamento de todo o sistema nervoso central e periférico é um desafio que somente nos últimos dois séculos começamos a desvendar. Quando o pai da neurociência moderna, o médico Santiago Ramón y Cajal trouxe ao mundo a visão de que os neurônios se comunicavam com outras células neuronais por sinapses, um universo, cheio de desafios, surgiu. E passamos a entender não apenas como as células neuronais funcionavam, mas como as diversas regiões do cérebro são capazes de perceber estímulos dos mais diversos tipos e codificar e armazenar essa informação a partir de potenciais de ação e com o surgimento ou desaparecimento de novas conexões. No século passado, o aprendizado da neurociência se dava pelo estudo sistemático de pacientes com danos conhecidos em regiões específicas do cérebro e quais funções esse paciente havia perdido. Alguns pacientes se tornaram históricos, como famoso cidadão americano Henry Gustav Molaison, mais conhecido pelas suas iniciais H.M. Nas últimas duas décadas, com o surgimento da ressonância magnética funcional, o estudo do cérebro passou a ser dinâmico. Conseguimos ver, quase que em tempo real, como o cérebro é ativado no momento da fala, quando enxergamos um objeto, quando planejamos um movimento. A partir desses conhecimentos, passamos a buscar novos desafios: como recuperar a memória em pacientes com Doença de Alzheimer, como recuperar a velocidade do movimento em pacientes com Doença de Parkinson, como desacelerar a progressão da Esclerose Lateral Amiotrófica, como recuperar áreas cerebrais que foram danificadas após um acidente vascular encefálico, como reestabelecer o funcionamento normal do cérebro de um paciente com adicção. Sintam-se desafiados em entrar nesse novo mundo da neurociência, buscando compreender como o sistema nervoso se forma, de organiza e como passa a traduzir estímulos de diferentes modalidades em sinais elétricos até produzir uma resposta adequada ao estímulo. Vamos compreender como sentimos o mundo, como planejamos e executamos nossos movimentos e como aprendemos, reagimos emocionalmente e nos recuperamos nosso cérebro para mais um dia de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSistemas sensoriaispt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titlePercepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do tutorpt_BR
dc.title.alternativeMódulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do tutorpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
Appears in Collections:Módulos 2016 - 2020

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Módulo 202 Tutor (1).pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_percepcaoconsciencia634,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.