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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/839
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do discente |
Título(s) alternativo(s): | IESC I: manual do discente |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | A Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC) tem como objeto fomentar o desenvolvimento de aprendizagem vinculada à situação de saúde da população, considerando as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multiprofissional. A IESC adota como método pedagógico a Problematização, e tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade. Considera a importância de participar do aperfeiçoamento do SUS e da consolidação de uma nova concepção na formação do estudante de medicina. Nesta unidade educacional busca-se construir um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e demais membros da comunidade. Os cenários de ensino-aprendizagem e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), particularmente as Clínicas da Família, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. É também propósito da IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica, sob a forma de Relato de Experiência, com temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais de saúde. Esta Unidade Educacional prioriza uma aproximação do graduando de medicina com a realidade local e cria a oportunidade de integração com demais unidades educacionais da ESCS. Essa proposta de ensino pretende proporcionar uma formação geral do graduando, capacitando-o como agente de transformação social com visão ética, humanística e com compromisso social. O cronograma mensal de atividades é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. A atuação nas unidades de saúde e na comunidade deverá se pautar nos princípios do Código de Ética do Estudante de Medicina. (ANEXO D). As atividades IESC 1ª série ocorrerão uma vez por semana, nos dias de 5ª feira pela manhã e eventualmente em outro horário durante a semana, para atender as necessidades e possibilidades dos serviços e da comunidade, desde que não haja prejuízo para a semana padrão da série. Em caráter excepcional, poderão ocorrer nos fins de semana. O período letivo da IESC 1ª. série será de 26 de março a 19 de novembro do corrente ano, com intervalo de férias no período de 20 a 31 de julho. Os discentes serão divididos em grupos para realizar as atividades, com a participação efetiva do (a) docente e dos preceptores, que conduzirão as atividades tendo como colaboradores os gerentes e profissionais da unidade de saúde, inseridos nos diversos cenários, conforme a Tabela I. |
Palavras-chave: | Educação médica Saúde da família Diagnóstico de saúde comunitária Práticas educativas Problematização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do discente. Brasília: FEPECS, 2020. 63 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/839 |
Data do documento: | fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IESC I 2020 Manual Discente.pdf | MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicoecomunidade1_estudante | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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