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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/845
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Emergências: módulo 407: manual do tutor |
Other Titles: | Módulo 407: emergências: manual do tutor |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | A distinção entre os quadros de Emergência e Urgência Médicas é bem estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da Resolução nº 1451/95: "Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata". "Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato". Os termos são coloquialmente utilizados como “quase” sinônimos, mas se diferenciam claramente em seus significados literais e ético-legais. Na prática diária há uma linha tênue entre estes conceitos, que muitas vezes não identificamos muito bem. Quer pela rápida evolução dos processos mórbidos, que leva a risco de vida onde antes não havia, quer pela evolução tecnológica e do conhecimento médico, que reformula os paradigmas sobre MORTE e VIDA, levando o médico a situações inusitadas e desafiadoras na arte do tratar. Este módulo será dedicado ao estudo das emergências médicas e objetiva levar o estudante a exercitar o raciocínio clínico, para o diagnóstico rápido das principais alterações emergenciais, e indicar com precisão as medidas fundamentais para manutenção da vida. Numa época em que os padrões de evolução social e tecnológica forçam a elevação dos custos da prática médica, e nos afastam dos princípios simples da “boa e velha medicina”, importa enfatizar que ainda é essencial tal raciocínio clínico-cirúrgico. A boa Semiologia guia a conduta e otimiza os instrumentos de apoio, facilitando nosso trabalho em situações às vezes inóspitas, e que ameaçam a vida, requerendo intervenção imediata. Qualquer que seja o âmbito de atuação urgência/emergência do médico, este deve se portar como Médico: utilizando todas as suas capacidades, da melhor maneira que puder, no melhor tempo que puder, com todo entusiasmo de que dispor, utilizando também, como não poderia deixar de ser, suas peculiaridades psicossociais, culturais e espirituais. Todos estes elementos em conjunto definem o SER médico: utilizar o dom que nos foi concedido para minorar o sofrimento e ajudar aos que necessitam de nós da melhor maneira possível. O estudo e experiência são cruciais para desempenharmos esta atividade, e desejamos contribuir com mais elementos para capacitação de vocês. Bom estudo! |
Keywords: | Emergências Urgências Pronto-socorro |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Emergências: módulo 407: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2020. 30 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/845 |
Issue Date: | Feb-2020 |
Appears in Collections: | Módulos 2016 - 2020 |
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Módulo 407 2020 Tutor - NORMALIZADO BCE.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_emergencias | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open Request a copy |
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