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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-05T15:10:18Z | - |
dc.date.available | 2024-04-05 | - |
dc.date.available | 2024-04-05T15:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-02 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços e comunidade III. Brasília: FEPECS, 2022. 44 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/890 | - |
dc.description.resumo | No Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, as famílias e a comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços e, sempre que possível, continuar-se-ão as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pelo grupo atual ou pelos outros grupos de 3ª série. Especificamente na IESC 3ª série, os discentes abordarão teoricamente os seguintes temas: Redes de Atenção á Saúde (RAS) e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde (APS), Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Metodologias ativas para realização de práticas educativas. Temas complementares como: Saúde Mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Rural e Prevenção Quaternária poderão ser vistos, se houver oportunidade, nos cenários. No campo prático utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares com genograma e ecomapa, práticas educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o cuidado e o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de 21 de fevereiro de 2022 a 12 de dezembro de 2022, nas seguintes Regiões Administrativas: Estrutural, Samambaia, Asa Norte, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Atenção à saúde | pt_BR |
dc.subject | Problematização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em evidências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Interação ensino – serviços e comunidade III | pt_BR |
dc.title.alternative | IESC III | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2021 - 2025 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MANUAL IESC III 2022_NORMALIZADO_BCE.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoensino3 | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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