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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/919
Tipo: | Módulo |
Título: | Habilidades e atitudes: comunicação e semiologia: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | HA: comunicação e semiologia: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | O programa educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Semiologia e Comunicação. Em conjunto, reveste-se de alta relevância dentro do currículo médico. As atividades do Programa Educacional de HA buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, buscam a diversificação dos cenários e privilegiam metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes é realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta de docentes de Comunicação e de Semiologia. O eixo é desenvolvido desde o início, tanto nos laboratórios de treinamento de habilidades, com técnicas científicas e humanas na abordagem e atuação das práticas médicas, quanto pela integração do estudante aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF. A semiologia envolve o domínio de técnicas de entrevista para obtenção de história clínica, a destreza na realização de exame físico, a análise de dados visando ao diagnóstico, a proposição terapêutica e o estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requerem do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS são enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. É inquestionável a importância de habilidades de comunicação e de atitudes éticas e humanistas para a formação do médico. No programa de HA são abordados temas que privilegiam os aspectos éticos, humanistas, psicossociais e culturais essenciais para a formação profissional em saúde. São desenvolvidas também, atividades voltadas ao aprendizado de fundamentos básicos da comunicação e relacionamento interpessoal, aspectos imprescindíveis à relação do médico com o paciente, familiares, colegas e comunidade. A abordagem atual no que diz respeito à comunicação minimiza a importância desta unidade, que tem uma abrangência que envolve aspectos que incluem conhecimento ético-legal, humanismo, responsabilidade e altruísmo, na perspectiva do profissionalismo. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série como uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida. Além disso, há a preocupação em despertar o compromisso com o aprendizado contínuo, com a qualidade e competência, na eterna busca pela excelência. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas PBL Relação médico-paciente Comunicação em medicina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: comunicação e semiologia: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2012. 21 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/919 |
Data do documento: | 1-fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2011 - 2015 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Habilidade e Atitudes 1ª Série 2012.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudesestutante | 213,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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