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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/934
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços e comunidade I |
Título(s) alternativo(s): | IESC - interação ensino – serviços – comunidade I |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A Interação Ensino-Serviços Comunidade (IESC) é um programa educacional que desenvolve atividades de aprendizagem vinculada à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. A IESC tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade. Os cenários de ensino e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as Unidades de Saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), centros e postos de saúde, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. Também é proposto para a IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica sobre temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais dos serviços de saúde da ESF. Este programa educacional possibilita uma aproximação com o real e cria a oportunidade de integração com os outros programas educacionais. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática e ao interagir com as outras unidades educacionais, contribui para a superação da dicotomia teoria/prática. A proposta de ensino da ESCS fortalece o sistema de saúde e valoriza as atividades junto à comunidade, proporcionando uma formação geral do estudante com visão ética, humanística e compromisso social, capacitando-o como agente de transformação social. O currículo é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. Desta forma, o Programa Educacional Interação Ensino Serviço Comunidade atua em parceria com as equipes de saúde das unidades no processo de ensino aprendizagem envolvidas. |
Palavras-chave: | Educação médica Saúde da família Diagnóstico de saúde comunitária Comunicação em medicina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade I. Brasília: FEPECS, 2012. 37 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/934 |
Data do documento: | 1-fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2011 - 2015 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IESC 1ª Séire 2012.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicoecomunidade1 | 585,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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