Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/962
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T15:59:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10 | - |
dc.date.available | 2024-04-09T15:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-01 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: manual do tutor: módulo 202. Brasília: FEPECS, 2012. 42 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/962 | - |
dc.description.resumo | A todo momento, graças à integração das múltiplas conexões do sistema nervoso, podemos captar as sensações intrínsecas e do mundo externo, processá-las, torná-las conscientes – ou não – e elaborarmos respostas, as mais variadas. Tais respostas dependerão de experiências anteriores, aprendizado, memória, além de variados processos decorrentes da complexa organização do sistema nervoso. Quando ocorre a necessidade de adaptações mais radicais, devido à perda da integridade das vias neurológicas, fica mais claro o conceito de um sistema adaptável altamente eficiente, dinâmico e ativo, modificando-se incessantemente de acordo com as necessidades do organismo, sobretudo a sua necessidade de construir um “eu” e um mundo coerentes, independentemente dos defeitos e males que possam vir a acometer a função cerebral. Com a Neurociência, lidamos com a interdisciplinaridade para a compreensão do funcionamento do sistema nervoso, portanto, com uma visão plural, envolvendo a Embriologia, Anatomia, Fisiologia, Biologia celular e molecular, Psicologia, Antropologia, Bioética, Física, Matemática, dentre outras. Mas também devemos aprender que os processos de sensação, percepção, consciência e emoção são únicos, têm a identidade daquela pessoa – paciente. É fascinante podermos nos apropriar e nos atualizar dia-a-dia sobre o conhecimento do funcionamento do sistema nervoso. Mas o que nos diferenciará como médicos, além de tal conhecimento fundamental, será termos a percepção da singularidade de cada pessoa que estará diante de nós. Esperamos que, ao longo desse módulo, haja motivação e empenho para a busca de conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do sistema nervoso. E que, ao longo dessa vida, ainda de estudantes e, em breve, de profissionais, para a busca do diferencial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Sistema sensorial | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Percepção, consciência e emoção: manual do tutor: módulo 202 | pt_BR |
dc.title.alternative | Módulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do tutor | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino superior | pt_BR |
Appears in Collections: | Módulos 2011 - 2015 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mod 202 Tutor 2012.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_percepcaoeconsciencia | 946,46 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.