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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/144
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Jogo dramático e a saúde mental do docente |
Título(s) alternativo(s): | Dramatic game and the mental health of the professor |
Autor(es): | Moura, Ana Socorro Gherardi‑Donato, Edilaine Cristina Silva Moura, Frederico Caetano Melo, Manuela Costa Gussi, Maria Aparecida Cardoso, Fátima Aparecida |
Resumo: | Objetivo: proporcionar um espaço de vivência aos docentes que atuam no curso de graduação em Enfermagem, com a utilização do jogo dramático. Método: Organizado um espaço de vivência em grupo com 18 docentes, no qual foi realizado jogo dramático durante os encontros para exercitar a espontaneidade e a criatividade dos mesmos. Estudo realizado em 2014. A condução foi realizada por meio da metodologia da problematização, com o uso da ferramenta denominada Arco de Maguerez. Resultado: O desenvolvimento do estudo seguiu as cinco etapas do Arco de Maguerez, direcionadas às demandas dos docentes. A experiência dos encontros proporcionou momentos de descontração com participação ativa do grupo e compartilhamento entre os docentes sobre sua atividade com o estudante, seus anseios e suas dúvidas. Possibilitou o entendimento pelos docentes das suas fragilidades e potencialidades utilizando as metodologias ativas, resultando numa atuação mais reflexiva nas práticas de habilidades profissionais. Considerações finais: Essas atividades favoreceram um ambiente de contextualização de conflitos e treinamento da espontaneidade, buscando, ainda, mobilizar o envolvimento e a participação. Proporcionou a oportunidade de os docentes reavaliarem sua atuação no ensino/aprendizagem com a aplicação das metodologias ativas. Por meio do referencial teórico, percebeu‑se a riqueza desse momento, existindo em si uma afinidade entre crenças, espontaneidade e criatividade, por meio da busca de recursos para solucionar problemas e o alívio de suas ansiedades. Os componentes do grupo tornaram‑se, assim, menos vulneráveis, liberados de suas incertezas, consolidando relações e ajudando‑se na tomada de decisão, fortalecendo destarte aspectos importantes da saúde mental desses profissionais. |
Abstract: | Objective: To provide a space of experience for the professors who work in the undergraduate nursing course, with the use of the dramatic game. Method: Organized a group living space with 18 professors, in which a dramatic game was held during the meetings to exercise spontaneity and creativity. This study was carried out in 2014. The conduc‑tion was carried out by means of the methodology of the problemati‑zation, with the use of the tool called Arco de Maguerez. Results: The development of the study followed the five stages of the Maguerez arch, directed to the professors’ demands. The experience of the meetings provided moments of relaxation with active participation of the group and sharing among professors about their activity with the student, their desires and doubts. It enabled the professors to understand their weaknesses and potentialities using the active methodologies, resulting in a more reflective performance in professional skills practices. Final considerations:These activities favored an environment of conflict contextualization and training of spontaneity, also seeking to mobilize involvement and participation. It provided the opportunity for professors to reassess their performance in teaching/learning with the application of active methodologies. Through the theoretical framework, the richness of this moment was perceived, and there is an affinity between beliefs, spontaneity and creativity, through the search of resources to solve problems and the relief of their anxieties. The components of the group became less vulnerable, freed from their uncertainties, consolidating relationships and helping in decision making, strengthening important aspects of the mental health of these professionals. |
Palavras-chave: | Docente de enfermagem Saúde mental Educação superior Psicodrama Educação em saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | MOURA, A. S. et al. Jogos dramáticos e a saúde mental do docente. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 29, n. 04, 2019. DOI: 10.51723/ccs.v29i04.330. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/330. Acesso em: 7 ago. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v29i04.330 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/144 |
Data do documento: | 24-jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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