Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/223
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A Escola de Aperfeiçoamento do SUS e as ações de educação na pandemia COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | The SUS Improvement School and its education actions in the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Pederneiras, Adriana Campos, Ana Paula Costa de Takenaka, Elaine Cristina Caiuby, Elizabeth Moura Panisset Otsuka, Fabiana Tiemi Souto, Iracema de Abrantes Queiroz, Karla Maria Carmona Brito, Petruza Damaceno de Amorim, Thiago Rodrigues de |
Resumo: | O artigo apresenta as experiências vivenciadas pela Escola de Aperfeiço‑amento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), durante a pande‑mia COVID‑19 em 2020, tendo como grande desafio dar continuidade as ações de educação em saúde visando à formação e a qualificação de estudantes e profissionais da saúde. Método: relato de experiência. Resultados: Foram realizados50 webinários, 06 cursos presenciais de educação permanente e 06 cursos em educação à distância (Ead), além da autorização do ingresso de 17.170 estudantes das áreas da saúde nos cenários da SES/DF.Conclusão: Autilização das inovações tecnológicas para ações de edu‑cação em saúde na pandemia trouxe uma nova forma exitosa de atuação da EAPSUS. |
Abstract: | The article presents the experiences of the Escola de Aperfeiçoamen‑to do Sistema Único de Saúde(EAPSUS), maintained by the Funda‑ção de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde(FEPECS), during the COVID‑19 pandemic in 2020, with the great challenge of continuing health education actions aimed at training and qualification of students and health professionals. Method: Descriptive study, experience report type. Results: 50 webinars, 06 classroom courses and 06 distance courses were held and 17,170 students were assigned to training scenarios at public health institutions in Brasilia. Conclusion: Technological innovations for health education the pan‑demic brought a new successful way acting for EAPSUS. |
Palavras-chave: | Educação em saúde Sistema Ùnico de Saúde Covid-19 Educação à distância |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | SILVA, A. P. R. et al. A Escola de Aperfeiçoamento do SUS e as ações de educação na pandemia COVID 19. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.1090. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1090. Acesso em: 5 ago. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1090 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/223 |
Data do documento: | 24-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ID+1090+-+FINAL_EAPUS-Relato.pdf | ARTIGO_aescoladeaperfeiçoamentodosuseasaacoes | 204,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.