Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/75
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Assesment of the objective structured clinical examination (OSCE) for undergraduate and teachers in nursing |
Autor(es): | Neves, Rinaldo de Souza Barros, Ângela Ferreira Esper, Márcia Maria de Araújo Bezerra, Thiago José Nunes |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes e docentes quanto ao Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) em um Curso de Graduação em Enfermagem.Materiais e Métodos: Realizou‑se um estudo transversal, quali-quantitativo, descritivo e documental. Participaram da pesquisa 52 estudantes submetidos ao OSCE e 22 docentes avaliadores no ano de 2013. Foram aplicados questionários semiestruturados diferentes para docentes e discentes. A análise quantitativa deu‑se a partir da distribuição percentual e medidas de tendência central. Os dados qualitativos foram categoriza‑dos por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Resultados e Discussão: Constatou‑se que o OSCE é uma avaliação importante para a formação do estudante. A logística e avaliação durante o exame foram satisfatórias e aspectos relativos à simulação e realismo necessitam de aprimoramento.Considerações Finais: Sugere‑se maior investimento tecnológico durante a preparação do OSCE, de modo a contribuir com o desenvolvimento de habilidades entre os estudantes. |
Abstract: | Objective: evaluate the students and professors perception about the OSCE in a Nursing Graduation Course.Materials and Methods:It is a cross‑sectional study, quali‑quantitative, descriptive and documentary. Participated in this survey 52 students submitted to OSCE and 22 professors in 2013. Different semi‑structured questionnaires were applied to students as well as professors. The quan‑titative analysis was given from the percentage distribution and measu‑res of central tendency. Qualitative data were categorized by Content Analysis, proposed by Bardin. Results and Discussion:It was found that OSCE is an important assessment for the student training. Logistics and evaluation during the exam were satisfactory, but aspects related to realism and simulation need improvement.Final Considerations: It is suggested more technological investment during the preparation of the OSCE, in order to contribute to the development of skills among the students.ta |
Palavras-chave: | Exame Avaliação Enfermagem Estudantes de enfermagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | NEVES, Rinaldo de Souza et al. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Comunicação em Ciências da Saúde, [S.l.], v. 27, n. 04, p. 309-316, oct. 2017. ISSN 1980-5101. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/55. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/75 |
Data do documento: | 24-out-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NEVES CCS V27 N4.pdf | NEVES CCS V27 N4 2016 | 523,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.