Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1097
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19 |
metadata.dc.creator: | Parente, Bárbara de Andrade Vaz Barbosa, Aline Fernanda de Sá Reis Lima, Lucas Brito de |
metadata.dc.description.resumo: | Objetivo: Relatar a experiência sobre a ação do Programa Saúde na Escola acerca do luto no contexto de pandemia de COVID-19, abordando aspectos relativos ao cuidado e à promoção da saúde mental na comunidade escolar, com enfoque nos estudantes adolescentes, destacando a atuação da Atenção Primária à Saúde no planejamento e execução da ação solicitada por um Centro de Ensino Médio localizado em Brasília-DF. Método:Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, referente à ação realizada remotamente durante os meses de outubro e novembro de 2021, por meio de uma roda de conversa com professores da escola. Resultados: Foram identificados desafios na realização e continuidade da ação, além da baixa participação dos professores, impactando a efetividade e limitando o alcance. Conclusão: Constatou-se a importância de fortalecer estratégias conjuntas de educação em saúde para enfrentar o luto e garantira atenção integral a esta população. |
Resumen : | Objective: To report the experience of the action of the Health at School Program on grief in the context of the COVID-19 pandemic, addressing aspects related to the care and promotion of mental health in the school community, with a focus on adolescent students, highlighting the role of Primary Care to Health in the planning and execution of the action requested by a High School Center located in Brasília-DF. Method:Descriptive study with a qualitative approach, of the experience report type, referring to the action carried out remotely during the months of October and November2021, through a conversation circle with schoolteachers. Results: Challenges were identified in carrying out and continuing the action, in addition to the low participation of teachers, impacting effectiveness and limiting the scope. Conclusion: It was found the importance of strengthening joint health education strategies to face grief and ensure comprehensive care for this population. |
Palabras clave : | Adolescentes Atenção primária à saúde Luto Pandemia Programa de saúde na escola Covid-19 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | PARENTE, B. A. V. .; BARBOSA, A. F. S. R.; LIMA, L. B. Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 220–244, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.591. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/591. Acesso em: 16 maio. 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097 |
Fecha de publicación : | 3-may-2022 |
Aparece en las colecciones: | Nefrologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo+591.pdf | ARTIGO_HRJ_RES_programadesaudenaescola | 359,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.