Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1217
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Tecnologia assistencial: emprego do brinquedo terapêutico instrucional para preparar crianças submetidas à punção venosa periférica
Other Titles: Assistive technology: use of instructional therapeutic toys to prepare children submitted to peripheral venipuncture
metadata.dc.creator: Santana, Giovanna Angélica Sousa
Melo, Manuela Costa
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: propor protocolo operacional padrão com a utilização do brinquedo terapêutico para o preparo da criança submetida a punção venosa periférica. Método: pesquisa aplicada dividida em duas etapas: revisão de literatura e proposta de protocolo. Realizada entre agosto de 2020 e janeiro de 2022. Realizou-se a revisão integrativa de literatura e a proposta do protocolo. Resultados: A revisão de literatura apresentou a perspectiva da equipe de enfermagem, das crianças e de seus pais, e identificou artigos que demonstraram os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico. A proposta do protocolo organizou-se com informações sobre ação realizada com a listagem de materiais e a descrição dos passos para aplicação antes, durante e após o procedimento a serem seguidos pela equipe de enfermagem. Conclusão: O brinquedo terapêutico utilizado no apoio da punção venosa periférica em crianças poderá ser uma ferramenta assistencial que potencializa e sistematiza a assistência realizada pela equipe de enfermagem.
Abstract: Objective: to propose a standard operational protocol with the use of the therapeutic toy for the preparation of the child who will be submitted to peripheral venous puncture. Method: applied research divided into two stages: literature review and protocol proposal. Held between August 2020 and January 2022. The integrative literature review and the protocol proposal were carried out.Results: the literature review presented the perspective of the nursing team, children and their parents, and identified articles that demonstrated the benefits of the application of therapeutic toys. In the proposal of the protocol, information on action was organized with the listing of materials and the description of the steps for application before, during and after the procedure to be followed by the nursing team. Conclusion: the therapeutic toy used to support peripheral venous puncture in children may be a care tool that enhances and systematizes the care provided by the nursing team.
Keywords: Protocolos
Crianças
Veias
Jogos e brincadeiras
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: SANTANA, G. A. S.; . MELO, M. C. Tecnologia assistencial: emprego do brinquedo terapêutico instrucional para preparar crianças submetidas à punção venosa periférica. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 33, n. 02, 2022. DOI: 10.51723/ccs.v33i02.1088. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1088. Acesso em: 9 ago. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1088
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1217
Issue Date: 8-Jul-2022
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCS_v33n2_08_ID-1088.pdfARTIGO_CCS_tecnologiaassistencialempregodobrinquedoterapeutico688,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.