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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
Other Titles: Intervention project in the territory: evaluations of educational actions on the transition from the biomedical model to the community-based model
metadata.dc.creator: Oliveira, Daniela Sousa de
Caetano, George Luiz Néris
metadata.dc.description.resumo: Com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, ocorreu um redirecionamento de profissionais da Atenção Básica para Equipes de Saúde da Família (EqSF). Os profissionais que trabalhavam na concepção denominada “tradicional” passaram a participar de intervenções educativas com a perspectiva de mobilização sobre o novo modelo que integrariam. O estudo teve como objetivo avaliar o impacto imediato das intervenções educativas realizadas em 2017 com uma Equipe de Transição (Etesf) de Ceilândia–Distrito Federal e, posteriormente, compará-la a uma EqSF inserida no modelo de atenção de Estratégia de Saúde Família (ESF).Trata-se de um projeto de intervenção realizado em três etapas que compreendem o diagnóstico territorial; planejamento e execução de oficinas interventivas e comparação dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado em escala Likert de quatro pontos. As respostas oriundas da aplicação deste instrumento com a Etesf foram comparadas com as respostas advindas da EqSF. A comparação das respostas demonstrou que a dificuldade de assimilação de conceitos estruturantes para o processo de trabalho das equipes está presente tanto na Etesf quanto na EqSF. As dificuldades para consolidação do modelo de ESF estão presentes tanto em equipes que se encontram em processo inicial de conversão quanto em equipes cujo processo de trabalho está estruturado neste modelo.
Abstract: With the National Primary Care Policy and the Primary Health Care Policy of the Federal District, there was a redirection of Primary Care professionals to Family Health teams. The professionals who worked on the so-called "traditional" conception started to participate in educational interventions in order to mobilize them about the new model that they would integrate.The objective of this study was to evaluate the immediate impact of the educational interventions carried out in 2017 with a Transition team in Ceilândia / DF, after that, to compare Transition Team with an Family Health team inserted in the Family Health Strategy model of care.This is an intervention project carried out in three stages that comprise the territorial diagnosis; planning and execution of intervention workshops and comparing the results obtained through the application of a questionnaire structured on a four-point Likert scale. The responses from the application of this instrument to Transition team were compared with the responses from Family Health team.The comparison of the answers showed that the difficulty of assimilating structuring concepts to the work process of the teams is present in both Transition team and Family Health team.The difficulties to consolidate the Family Health Strategy model are present both in teams that are in the initial conversion process and in teams whose work process is structured in this model.
Keywords: Atenção primária à saúde
Estratégias de saúde da família
Captação em serviço
Ações educativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: OLIVEIRA, D. S. ; CAETANO, G. L. N. Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária . Health Residencies Journal , [S. l.], v. 2, n. 11, p. 62–85, 2021. DOI: 10.51723/hrj.v2i11.136. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136. Acesso em: 22 ago. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v2i11.136
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1259
Issue Date: 26-Apr-2021
Appears in Collections:Saúde Mental

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