Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1280
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Saúde Mental em tempos de Coronavírus: vídeos psicoeducativos como intervenção relevante na Atenção Primária à Saúde
Other Titles: Mental health during coronavirus pandemic: psychoeducational videos as a relevant interventionin Primary Health Care
metadata.dc.creator: Ferreira, Luciana Pelúcio
Rodrigues, Michelle Andreza Falcão
metadata.dc.description.resumo: Em 2020 a OMS declarou situação de surto do novo coronavírus, incentivando diversos países a tomarem medidas que prevenissem sua dispersão, como o distanciamento social e controle da circulação de pessoas e serviços. Essas intervenções provocam profundos impactos sociais, econômicos e emocionais na vida das pessoas, grupos e comunidades. Visando intervir sobre as principais demandas psicossociais da população advindas do contexto no período de pandemia, esse artigo teve como objetivo discutir a produção de vídeos psicoeducativo sem atenção primária nomeados “Saúde Mental em Tempos de Coronavírus”, que tiveram como intuito desenvolver recursos pessoais do público e promover saúde mental. Até o momento foram abordados quatro temas relevantes de acordo com a literatura: saúde mental geral, saúde mental dos profissionais de saúde, conflitos familiares e violência doméstica. A utilização dos recursos midiáticos, tal como os vídeos, demonstra ser adequada ao momento atual, no entanto apresenta limitações, como as dificuldades do público para acessar os vídeos e a coordenação do cuidado individualizado. Para tanto é necessário que essa estratégia não seja adotada isoladamente e que estudos futuros sejam realizados para avaliar o seu impacto de maneira mais sistemática.
Abstract: In 2020, WHO declared an outbreak of the new coronavirus, encouraging several countries to take measures to prevent its dispersion, such as social distance and control of the circulation of people and services. These interventions have profound social, economic and emotional impacts on the lives of people, groups and communities. In order to intervene on the main psychosocial demands of the population arising from the context in the pandemic context, this article aimed to discuss the production of psychoeducational videos in primary care named “Mental Health During Coronavirus Pandemic”, which were intended to develop the public's personal resources and promote mental health. So farfour relevant themes have been addressed according to the literature: general mental health, mental health of health professionals, family conflicts and domestic violence. The use of media resources, such as videos, proves to be adequate to the current moment, however it has limitations, such as the public's difficultiesto accessthe videosandthe coordination of individualized care. Therefore, it is necessary that this is not the only strategy usedand that future studies are carried out to assess its impact in a more systematic way.
Keywords: Coronavírus
Isolamento social
Psicoeducação
Saúde mental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: FERREIRA, L. P.; RODRIGUES, M. A. F. . Saúde Mental em tempos de Coronavírus: vídeos psicoeducativos como intervenção relevante na Atenção Primária à Saúde. Health Residencies Journal , [S. l.], v. 2, n. 9, p. 145–168, 2021. DOI: 10.51723/hrj.v2i9.111. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/111. Acesso em: 28 ago. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.111
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1280
Issue Date: 10-Feb-2021
Appears in Collections:Saúde da Família e Comunidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
demetrio,+111-Texto+do+artigo-509-1-11-20201210.pdfARTIGO_HRJ_RES_saudementalemtemposdecoronavirus538,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.