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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1379
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Extensão - interação ensino – serviços e comunidade II |
Other Titles: | IESC II |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | No Programa Educacional Extensão - Interação Ensino, Serviços e Comunidade (EXT-IESC) da 2ª série os discentes desenvolverão atividades nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal (DF): Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), equipes de NASF de referência e equipamentos sociais existentes na localidade. Algumas atividades poderão eventualmente ocorrer em unidades de atenção especializada da rede pública de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES - DF). As atividades contemplarão as áreas curriculares do programa educacional EXT-IESC, de acordo com as competências esperadas para os discentes da 2ª série, estabelecidos a partir dos objetivos educacionais trabalhados na EXT-IESC. Os objetivos de aprendizagem serão trabalhados nas ações voltadas para a APS, na Estratégia de Saúde da Família, relativas ao desenvolvimento dos ciclos de vida, de acordo com as normas, rotinas, fluxogramas e protocolos da SES-DF e do Ministério da Saúde (MS). A EXT-IESC é um programa educacional fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e coletivas junto a comunidade, correlacionando-o com os outros programas educacionais da ESCS. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços e, sempre que possível, continuar-se-ão as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pelo grupo atual ou pelos outros grupos de 2ª série. No campo prático, todo o aprendizado relacionado aos ciclos de vida observados na APS deve fomentar a discussão sobre o cuidado em saúde e o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde nos territórios por meio de projetos de extensão junto à comunidade. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, com integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, nas seguintes Regiões Administrativas: Estrutural, Samambaia, Asa Norte, Sobradinho, Sobradinho II e Vicente Pires. Além disso, propicia ao discente o aprendizado do processo saúde-doença e seus determinantes, aplicados à prática da atenção integral à saúde no modelo que tem como base a APS ordenadora das redes de atenção. É proposto também que os discentes desenvolvam habilidades de iniciação científica sobre temas relevantes da realidade local. |
Keywords: | Educação médica Programa educacional Aprendizagem baseada em problemas Atenção primária à saúde |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Extensão - interação ensino – serviços e comunidade II. Brasília: FEPECS, 2024. 46 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1379 |
Issue Date: | 29-Jan-2024 |
Appears in Collections: | Módulos 2021 - 2025 |
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