Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1422
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Transtornos mentais e do comportamento: módulo 401: manual do estudante |
Otros títulos : | Módulo 401: Transtornos mentais e do comportamento: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Das dez principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, cinco estão relacionadas ao adoecimento em saúde mental. Considere-se o seguinte cenário epidemiológico: três por centro da população geral apresenta algum transtorno mental grave, seis por cento da população apresenta algum comprometimento grave em decorrência do uso de álcool e drogas ilícitas e 14% da população necessita de algum atendimento em saúde mental contínuo ou eventual. Cerca de 25% a 50% dos pacientes que procuram médico na atenção primária, apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico ou neurológico. Considerando esse painel epidemiológico, não resta dúvida que o bom exercício da medicina, independente de seu local de atuação ou grau de especialização do médico ou da médica, requererá bom domínio de conhecimento para identificação precoce, prevenção e tratamento eficiente das pessoas que necessitam de seus cuidados. Mas para além da capacidade técnica de cuidar daquele que padece de sofrimento psíquico o bom médico deverá assumir uma postura de acolhimento, amorosidade e empatia para com seu paciente, ainda que acometido pela loucura. A reação histórica comum da sociedade é a exclusão dos doentes mentais. A “loucura” ainda carrega o peso perverso que não raramente a correlacionou com a irresponsabilidade, a agressividade e a incapacidade. Essa caricatura das pessoas que sofrem de desordens mentais não pode perdurar! Há que encerrar o distanciamento, a esquiva e o intenso preconceito ainda presente entre os profissionais de saúde, os médicos inclusive. A reforma psiquiatria pela qual o mundo e o Brasil passaram nas décadas anteriores é a mensagem que a sociedade espera: tolerância, respeito e inclusão. Esse modelo de cuidado centrado na pessoa, fundado na comunidade e na proteção dos direitos humanos das pessoas com transtorno mental em substituição do modelo baseado na exclusão dos hospitais psiquiátricos é posição da qual não podemos nos afastar. Esta unidade educacional tem como objetivo principal proporcionar ao futuro médico o conhecimento dos transtornos mentais mais prevalentes dentro de uma perspectiva integrada, buscando a compreensão das pessoas como sujeitos singulares, sociais, políticos e biológicos. Entender a dor psíquica e sua importância no adoecimento do ser humano é fundamental para findar preconceito, exclusão e solidificar a identidade humanística do médico contemporâneo. |
Palabras clave : | Psiquiatria Psicologia Distúrbios de conhecimento Transtornos mentais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Transtornos mentais e de comportamento: módulo 401: módulo do estudante. Brasília: FEPECS, 2024. 30 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1422 |
Fecha de publicación : | 20-feb-2024 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2021 - 2025 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOD 401 2024 Estudante.pdf | MODULO_transtornosmentaisedocomportamento_401estudante | 558,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.