Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1429
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudante |
Otros títulos : | Módulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | O cérebro humano é o órgão mais complexo do corpo humano, contendo mais de 100 bilhões de células que sentem e respondem a todos os estímulos internos e externos a que somos submetidos a todo momento. Compreender o funcionamento de todo o sistema nervoso central e periférico é um desafio que somente nos últimos dois séculos começamos a desvendar. Quando o pai da neurociência moderna, o médico Santiago Ramón y Cajal trouxe ao mundo a visão de que os neurônios se comunicam com outras células neuronais por sinapses, um universo, cheio de desafios, surgiu. Passamos a entender não apenas como as células neuronais funcionam, mas como as diversas regiões do cérebro são capazes de perceber estímulos dos mais diversos tipos, codificá-los, armazená-los e integrá-los por meio de potenciais de ação, sinapses e pelo surgimento ou desaparecimento de novas conexões. Nas últimas duas décadas, com o surgimento da ressonância magnética funcional, o estudo do cérebro passou a ser dinâmico. Conseguimos ver, quase que em tempo real, como o cérebro é ativado no momento da fala, quando enxergamos um objeto, quando planejamos um movimento. A partir desses conhecimentos, passamos a buscar novos desafios: como recuperar a memória em pacientes com Doença de Alzheimer, como recuperar a velocidade do movimento em pacientes com Doença de Parkinson, como desacelerar a progressão da Esclerose Lateral Amiotrófica, como recuperar áreas cerebrais que foram danificadas após um acidente vascular encefálico, como restabelecer o funcionamento normal do cérebro de um paciente com adicção. Vamos entrar nesse novo mundo da neurociência, buscando compreender como o sistema nervoso se forma, se organiza e transmite estímulos de diferentes modalidades em sinais elétricos até produzir uma resposta adequada ao estímulo e como tudo isso se integra para que tenhamos um dia produtivo. |
Palabras clave : | Neurociência molecular Neurociência celular Neuroanatomia Neurociência Neurociência cognitiva Estudante |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2024. 25 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1429 |
Fecha de publicación : | 15-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2021 - 2025 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Módulo 202 2024 Estudante.pdf Restricted Access | MODULO_percepcaoconscienciaeemocao_202estudante | 488,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.