Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1430
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Febre, inflamação e infecção: módulo 303: manual do estudante |
Otros títulos : | Módulo 303: febre, inflamação e infecção: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Estimulados pela oportunidade de colaborar com a formação de “novos médicos”, damos início ao módulo 303 “Febre, Inflamação e Infecção.” O módulo aborda temas relacionados à gênese da febre, inflamação e infecção, além de terapêutica direcionada a estas situações. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas que envolvem Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam à prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito irão contribuir para sua formação. Importante lembrar do modelo pedagógico em “espiral” em que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Um de nossos propósitos com esse Módulo é propiciar, aos estudantes da Terceira série do Curso de Medicina da ESCS, uma introdução aos princípios da terapêutica utilizada em doenças específicas causadas por diferentes microorganismos. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. E que as verdades aprendidas hoje possam abrir caminho para as novas verdades do amanhã. |
Palabras clave : | Termorregulação Febre Inflamação aguda Inflamação crônica Microbiologia Infecção |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2024. 33 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1430 |
Fecha de publicación : | 30-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2021 - 2025 |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modulo 303 Estudante 2024.pdf Restricted Access | MODULO_febreinflamacaoeinfeccao_303estudante | 655,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.