Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404) |
Other Titles: | IESC - HA - EXT - 404: unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciência da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | As atividades do eixo Interação Ensino-Serviços-Comunidade/ Habilidades e Atitudes-Extensão (IESC-HA-EXT), na 4ª série, são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O programa educacional Interação Ensino-Serviço-Comunidade (IESC)/ Habilidades e Atitudes (HA), presente desde a concepção desta escola, propõe a imersão do estudante desde o início da graduação no contexto da sociedade como elemento central na sua formação. Essas atividades são executadas de forma articulada em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O propósito é consolidar uma nova concepção de formação de profissional de saúde que atenda às necessidades de saúde da população. Para tanto, faz-se necessário uma parceria entre profissionais do serviço de saúde, docentes, estudantes e membros da comunidade. O eixo IESC/HA passa, progressivamente, a ser entendido como espaço de desenvolvimento do conjunto de habilidades, adquiridas desde a 1ª série, que serão aplicadas no exercício das tarefas de cuidado individual e coletivo da saúde das pessoas, em conjunto com profissionais de saúde que atuam numa determinada área de abrangência, contando também com maior participação dos profissionais da saúde da rede. Aliado à atividades vinculadas à pesquisa e ao pensar científico, esse projeto educacional atende perfeitamente às diretrizes gerais para a extensão enquanto componente curricular obrigatório, a saber: I- impacto na formação de estudantes, II- impacto na transformação social, efetivo e permanente, III- integração dialógica entre diferentes níveis de ensino, de profissões e de saberes, IV- interprofissionalidade e Interdisciplinaridade e V- indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2005, por determinação do Decreto Nº 5.626/2005, a língua brasileira de sinais (Libras) foi inserida como disciplina curricular obrigatória nos Cursos de Ensino Superior do Sistema Federal de Ensino e dos Sistemas de Ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (BRASIL, 2005). Por tudo isso, e, a fim de atender à regulamentação vigente dada pela necessária curricularização da extensão, apresentamos o programa educacional IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão com duração de 100 horas, englobando as ações educacionais do eixo na quarta série do curso de Medicina da ESCS. Entendemos que a atribuição da IESC-HA-EXT enquanto projeto de extensão qualifica e prestigia sua colocação curricular como componente inequivocamente estratégico, essencial e valioso para a formação dos estudantes da ESCS, de forma inclusiva aos deficientes auditivos dentro da estrutura de atendimento de saúde. |
Keywords: | Educação médica Aprendizagem basedada em problemas Saúde da criança Saúde da mulher Saúde do adulto |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: interação ensino serviços comunidade: habilidades e atitudes: extensão (IESC-HA-EXT404): manual do estudante e do instrutor. Brasília: FEPECS, 2024. 56 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1440 |
Issue Date: | 20-Jan-2024 |
Appears in Collections: | Módulos 2021 - 2025 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NORMALIZADO Manual HA - IESC - 2024.pdf Restricted Access | MODULO_projetodeextensao_404estudanteinstrutor | 1,21 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.