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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias audiovisuais das boas práticas para capacitação de equipe de enfermagem sobre a segurança do paciente
Autor(es): Oliveira, Jussara Correia de
Primeiro Orientador: Reis, Carmélia M. S.
Segundo Orientador: Fontes, Renata Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Manuela Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Mayara Cândida
metadata.dc.contributor.referee3: Novaes, Maria Rita Garbi
Resumo: INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), implantado em 2013 pelo Ministério da Saúde, visa contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos da saúde. O assunto proposto pelo programa, sua relevância e necessidade diante de aspectos que contribuam para melhoria da Segurança do Paciente e a cultura de Segurança do Paciente são processos contínuos e envolve atividades educativas. OBJETIVO: Analisar os impactos da capacitação de profissionais de enfermagem na área de segurança do paciente, considerando a implementação de práticas voltadas para a qualificação do cuidado. A pesquisa aborda a importância da educação continuada e da sistematização das ações como estratégias para fortalecer a cultura de segurança no ambiente hospitalar. O estudo foi realizado em um hospital público, onde foram avaliados aspectos relacionados à adesão, às práticas seguras e à percepção dos profissionais sobre a efetividade das medidas adotadas, em um hospital público do Distrito Federal, Brasília - Brasil. MÉTODO: Trata-se de um estudo prospectivo analítico, realizado em um hospital público do Distrito Federal entre 31 de agosto a 30 de dezembro de 2023, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fepecs/SES-DF (parecer nº 6.096.905) e conduzido conforme a Resolução 466/2012 do CNS/MS. A amostra foi do tipo conveniência, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, considerando critérios de inclusão como atuação direta no cuidado ao paciente e tempo mínimo de seis meses na instituição. Os questionários respeitaram os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde sobre segurança do paciente e os mesmos protocolos foram utilizados para elaboração do vídeo. O estudo ocorreu em três etapas: (1) aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento prévio, dos participantes, sobre segurança do paciente, abordando temas como identificação do paciente, higienização das mãos, cirurgia segura e prevenção de quedas; (2)capacitação por meio de vídeo educativo compartilhado via aplicativo de mensagens pelo celular; (3) reaplicação do questionário para análise do impacto da capacitação. Os dados foram analisados com estatística descritiva e testes de associação, utilizando SPSS versão 23, com nível de significância de 5%. Testes não paramétricos (U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon) foram empregados conforme a distribuição dos dados, e a relação entre variáveis categóricas foi avaliada pelo teste exato de Fisher. RESULTADOS: A pesquisa revelou uma predominância feminina (80%) na equipe de enfermagem, com 56,67% de enfermeiros e 43,33% de técnicos de enfermagem, média de idade de 40,83 anos e tempo de serviço de 6,5 anos. Apesar das altas médias de notas (9,00 na primeira etapa e 9,43 na terceira), não houve diferenças significativas entre elas, indicando que a videoconferência sobre Segurança do Paciente não teve impacto mensurável. Não foram encontradas associações significativas entre idade, sexo, tempo de serviço e notas, exceto na primeira etapa, onde a atuação profissional influenciou os resultados, com destaque para homens e enfermeiros em áreas críticas apresentando melhor desempenho. PRODUTOS DESENVOLVIDOS: O estudo apresenta um método inovador de capacitação, com potencial para influenciar políticas públicas e aprimorar as práticas assistenciais na área da saúde. Além disso, contribui para a disseminação da cultura de segurança do paciente, promovendo impacto positivo na formação de profissionais e na qualidade do cuidado prestado, com aplicabilidade em diferentes contextos de saúde, tanto em nível local quanto nacional. Foram desenvolvidos quatros produtos: 1) Artigo original sobre o tema em questão. 2) Vídeo educativo sobre segurança do paciente para educação permanente nos serviços de saúde; 3) Protocolo de identificação e recebimento de pacientes em unidade hospitalar; 4) Artigo de revisão integrativa. A escolha pelos temas dos produtos, está relacionada a vivência da autora como enfermeira em ambiente hospitalar. CONCLUSÃO: Destaca que os resultados enfatizaram a necessidade de formação contínua e capacitação específica, sugerindo que futuros estudos devem investigar mais a fundo as relações entre características demográficas e desempenho. A pesquisa contribuiu para um melhor entendimento das dinâmicas profissionais em enfermagem, essencial para aprimorar a qualidade do atendimento à população. Esse projeto está alinhado à linha de pesquisa de Qualidade na Assistência à Saúde do Adulto e do Idoso.
Abstract: INTRODUCTION: The National Patient Safety Program (PNSP), implemented in 2013 by the Ministry of Health, aims to contribute to the qualification of care in all health establishments. The subject proposed by the program, its relevance and need in view of aspects that contribute to improving Patient Safety and the Patient Safety culture are continuous processes and involve educational activities. OBJECTIVE: It was to analyze the impacts of training nursing professionals in the area of patient safety, considering the implementation of practices aimed at qualifying care. The research addresses the importance of continuing education and the systematization of actions as strategies to strengthen the safety culture in the hospital environment. The study was carried out in a public hospital, where aspects related to adherence to safe practices and the perception of professionals about the effectiveness of the measures adopted were evaluated, in a public hospital in the Federal District, Brasília - Brazil. METHOD: This is a prospective analytical study, carried out in a public hospital in the Federal District between 31 August st and December 30th, 2023, approved by the Research Ethics Committee of Fepecs/SES-DF (opinion no. 6,096,905) and conducted in accordance with Resolution 466/2012 of the CNS/MS. The sample was of the convenience type, composed of nurses and nursing technicians, considering inclusion criteria such as direct involvement in patient care and a minimum time of six months in the institution. The questionnaires respected the protocols recommended by the Ministry of Health on patient safety and the same protocols were used to prepare the video. The study was conducted in three stages: (1) application of a questionnaire to assess participants' prior knowledge about patient safety, covering topics such as patient identification, hand hygiene, safe surgery, and fall prevention; (2) training through an educational video shared via a mobile messaging app; (3) reapplication of the questionnaire to analyze the impact of the training. Data were analyzed using descriptive statistics and association tests using SPSS version 23, with a significance level of 5%. Nonparametric tests (Mann-Whitney U, Kruskal-Wallis, and Wilcoxon) were used according to the data distribution, and the relationship between categorical variables was assessed using Fisher's exact test. RESULTS: The research revealed a female predominance (80%) in the nursing team, with 56.67% of nurses and 43.33% of nursing technicians, an average age of 40.83 years and length of service of 6.5 years. Despite the high average grades (9.00 in the first stage and 9.43 in the third), there were no significant differences between them, indicating that the video conference on Patient Safety had no measurable impact. No significant associations were found between age, sex, length of service and grades, except in the first stage, where professional performance influenced the results, with emphasis on men and nurses in critical areas presenting better performance. DEVELOPED PRODUCTS: The study presents an innovative training method with the potential to influence public policies and improve healthcare practices. In addition, it contributes to the dissemination of a patient safety culture, promoting a positive impact on the training of professionals and the quality of care provided, with applicability in different healthcare contexts, both locally and nationally. Four products were developed: 1) Protocol for patient identification and reception in a hospital unit; 2) Educational video on patient safety for continuing education in healthcare services; 3) Integrative review article; 4) Original article on the topic in question. The choice of product themes is related to my experience as a nurse in a hospital environment. CONCLUSION: It is highlighted that the results emphasized the need for ongoing education and specific training, suggesting that future studies should investigate in more depth the relationships between demographic characteristics and performance. The research contributed to a better understanding of professional dynamics in nursing, which is essential to improving the quality of care for the population. This project is aligned with the research line of Quality in Healthcare for Adults and the Elderly.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Cuidados de saúde
Qualidade da assistência à saúde
Educação
Enfermagem
Capacitação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola de Saúde Pública do Distrito Federal
Sigla da Instituição: ESPDF
Departamento: Coordenação do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citação: OLIVEIRA, J.C. Estratégias audiovisuais das boas práticas para a capacitação da equipe de enfermagem sobre a segurança do paciente. 2025.164 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola de Saúde Pública do Distrito Federal - ESPDF, Brasília, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1481
Data do documento: 1-jan-2025
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