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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um simulador de baixo custo para capitação em hemorragia pós-parto
Autor(es): Diógenes, Raquel Ribeiro Lira
Primeiro Orientador: Costa, Manuela
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Ângela Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Boeckmann, Lara Mabelle Milfont
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Maria Liz Cunha de
Resumo: INTRODUÇÃO: A hemorragia pós-parto é uma das principais causas de morte materna. O diagnóstico precoce, com condutas sequenciadas e sem atraso, com atenção para a qualidade dos cuidados ofertados e alcançados por meio da capacitação em serviço dos profissionais atuantes, influenciando diretamente na redução da morbimortalidade com a finalidade de minimizar eventos adversos. O ensino por meio da simulação possibilita a integração do ensino teórico com o prático em um ambiente seguro, ampliando ou substituindo experiências reais, aliado ao avanço tecnológico. O uso de simuladores e do ensino simulado tem sido potente estratégia na prática educativa. A simulação híbrida ou simulação cênica inclui o uso de pacientes simulados/padronizados com um simulador artificial, ou peça anatômica ou manequim estático. O ensino por meio do recurso de paciente simulado proporciona ao aprendiz o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais sem colocar em risco o paciente real. OBJETIVO: Elaborar um simulador de baixo custo para a assistência a hemorragia pós-parto, Identificar evidências científicas com a realização de revisão de escopo sobre a utilização das metodologias ativas nos cursos de pós-graduação em saúde e uso da tecnologia educacional de simulador de baixo custo na capacitação profissional de saúde. MÉTODOS: O estudo foi composto por duas Revisões de Escopo e o desenvolvimento de uma Pesquisa Aplicada que apresentou o simulador como tecnologia educativa. Essa foi planejada e elaborada com vistas aumentar a segurança da puérpera e autoconfiança profissional para intervir nos casos de hemorragia pós-parto. RESULTADOS: Na primeira revisão de escopo foram considerados 46 estudos que apresentaram relevância das metodologias na formação de profissionais em saúde, com destaque as tecnologias de informação comunicação e ferramentas eletrônicas e a simulação. No segundo estudo de revisão, foram identificados 48 estudos, no qual apresentou-se que os simuladores de baixo custo perpassam por três temas: simulador cirúrgico com materiais variados e em impressão 3D; simulador cirúrgico em realidade virtual e ambiente virtual e manequim; e simulador de procedimentos não-cirúrgicos com materiais variados. O terceiro estudo, apresentou a construção do simulador de baixo custo para capacitação profissional na assistência a hemorragia pós-parto. CONCLUSÃO: Os achados da primeira revisão de escopo permitiu concluir que as metodologias possuem relevância na mudança da formação em saúde, com destaque as tecnologias de informação comunicação e ferramentas eletrônicas e a simulação. A segunda revisão apresentou estratégias de simulação de baixo custo que contribuiu na melhoria da prática clínica, para educação profissional, aumentando a segurança do paciente. No terceiro estudo, o simulador elaborado apresentou baixo custo com possibilidade de contribuir na melhoria da prática clínica do manejo da hemorragia pós-parto e na educação profissional. Entretanto, faz-se necessários estudos de avaliações estruturadas do impacto desse método de ensino e capacitação profissional.
Abstract: INTRODUCTION: Postpartum hemorrhage is one of the main causes of maternal death. Early diagnosis, with sequenced and no delay, with attention to the quality of care offered and achieved through in-service training of professionals working, directly influencing the reduction of morbidity and mortality in order to minimize adverse events. Teaching through simulation enables the integration of theoretical and practical teaching in a safe environment, expanding or replacing real experiences, combined with technological advances. The use of simulators and simulated teaching has been a powerful strategy in educational practice. Hybrid simulation or scenic simulation includes the use of simulated/standardized patients with an artificial simulator, or anatomical part or static mannequin. Teaching through the simulated patient resource provides the learner with the development of technical and behavioral skills without endangering the real patient. OBJECTIVE: To develop a low-cost simulator for postpartum hemorrhage care, to identify scientific evidence by conducting a scope review on the use of active methodologies in post-graduate health courses and the use of low-cost simulator educational technology in professional health training. METHODS: The study consisted of two Scope Reviews and the development of an Applied Research that presented the simulator as an educational technology. This was planned and elaborated in order to increase the safety of the postpartum woman and professional self-confidence to intervene in cases of postpartum hemorrhage. RESULTS: In the first scope review, 46 studies were considered that presented relevance of methodologies in the training of health professionals, with emphasis on communication information technologies/electronic tools and simulation. In the second review study, 48 studies were identified, in which it was found that low-cost simulators go through three themes: surgical simulator with varied materials and in 3D printing; surgical simulator in virtual reality and virtual environment and mannequin; and simulator of non-surgical procedures with varied materials. The third study presented the construction of a low-cost simulator for professional training in postpartum hemorrhage care. CONCLUSION: The findings of the first scope review allowed us to conclude that the methodologies have relevance in the change of health education, with emphasis on communication information technologies and electronic tools and simulation. The second review presented low-cost simulation strategies that contributed to the improvement of clinical practice for professional education, increasing patient safety. In the third study, the simulator elaborated presented low cost with the possibility of contributing to the improvement of the clinical practice of the management of postpartum hemorrhage and professional education. However, studies of structured evaluations of the impact of this method of teaching and professional training are necessary.
Palavras-chave: Treinamento por simulação
Simulação realista
Hemorragia pós-parto
Método de ensino
Atividade de capitação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citação: DIÓGENES, R. R. L. Desenvolvimento de um simulador de baixo custo para capacitação em hemorragia pós-parto. 2021. 98 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1487
Data do documento: 22-dez-2021
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