Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1507
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Alfabetismo funcional em saúde e controle da hipertensão arterial em idosos
metadata.dc.creator: Costa, Victor Roberto Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Alfredo Nicodemos da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vinicius Zacarias Maldaner
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Emília Vitória da
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O Alfabetismo Funcional em Saúde (AFS) associa-se com a capacidade de acessar, entender e utilizar adequadamente as informações relacionadas a área da saúde. Nesta dissertação, temos 2 produtos, cujos objetivos são: 1- avaliar se o alfabetismo funcional em saúde (AFS) apresenta associação com controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) em pessoas idosas que são assistidas na atenção primária de saúde (APS) (em forma de artigo); 2- desenvolver uma cartilha sobre AFS direcionado aos profissionais de saúde da APS. Método: para o primeiro objetivo, realizamos estudo do tipo transversal, em todas as unidades de APS da cidade do Gama (Distrito Federal, Brasil). Coletamos os dados em 2017 e calculamos a amostra como 392 (hipótese alternativa bilateral, erro alfa de 5%, poder de 80%, Cohen d = 0,3, adicionado 10% para possíveis perdas). Coletamos dados sociodemográficos e clínicos, aferimos a pressão arterial (PA) conforme preconizado pela sociedade brasileira de cardiologia e, para definir o AFS, usamos o instrumento de Avaliação de Alfabetismo em Saúde para Adultos de Língua Portuguesa (18-item Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults; SAHLPA-18). Usamos Modelo de regressão logística em estratégia hierárquica, a variável dependente foi o controle inadequado da PA, já a variável independente primária foi o AFS inadequado (SAHLPA-18 ≤ 14 pontos), e as variáveis sociodemográficas e clínicas foram usadas como covariáveis. Já para o desenvolvimento da cartilha sobre AFS para profissionais de saúde, seguimos as recomendações da literatura nacional e internacional. Resultados: incluímos no estudo 392 individuos idosos hipertensos (IIH). O controle da PA foi inadequado em 41.6% da amostra estudada, e o AFS foi inadequado em 54.6%. No modelo de regressão, AFS inadequado foi independentemente associado com controle inadequado da PA. Sobre a cartilha de AFS para profissionais de saúde, conseguimos desenvolvê-la de forma satisfatória e será disponibilizada nas unidades de APS do GAMA para os profissionais de saúde. Conclusão: AFS inadequado está associado com controle inadequado da PA em IIH. Com isso, os profissionais de saúde da APS precisam atentar-se para o AFS para o controle da HAS em pessoas idosas. Acreditamos que a cartilha irá esclarecer os profissionais de saúde sobre a importância do AFS, facilitando a incorporação deste elemento na sua pratica diária de assistência à saúde.
Abstract: Introduction: Functional Health Literacy (FHL) is related to the ability to access, understand and appropriately use health-related information. In this dissertation, we have 2 products with aims: 1- to assess whether FHL has a role in blood pressure (BP) control in hypertensive older adults (HOA), 2 - develop a primer on AFS directed to PHC health professionals. Method: This study had a cross-sectional design, and collected data in all primary health care (PHC) units in the city of Gama (Federal District, Brazil) during 2017. We calculated the sample as 392 (bilateral alternative hypothesis, α error of 5%, 80% power, Cohen d = 0.3; plus 10% due to possible losses). We collected sociodemographic and clinical data, measured BP, and assessed FHL (18-item Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA-18) tool). We used a hierarchical logistic regression model, the dependent variable was inadequate BP control, the primary independent variable was inadequate FHL (SAHLPA-18 ≤ 14 points), and the sociodemographic and clinical data were finally used as covariables. Already for the development of the booklet on AFS for health professionals, we follow the recommendations of the national and international literature. Results: we included 392 HOA in this study. BP presented Inadequate control in 41.6% of the sample, and FHL were inadequate in 54.6%. The regression model showed that inadequate FHL was independently associated with inadequate BP control. About the AFS booklet for health professionals, we have been able to develop it satisfactorily and will be made available in the PHC units of the GAMA for health professionals. Conclusion: inadequate FHL is independently associated with inadequate BP control in HOA treated in PHC. Thus, PHC health professionals should include FHL in the treatment of HOA. We believe that the booklet will clarify the health professionals about the importance of AFS, facilitating the incorporation of this element in their daily practice of health care.
Keywords: Alfabetização em saúde
Idoso
Hiopertensão
Atenção primária à saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Gerência do Curso de Mestrado e Doutorado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde
Citation: COSTA, V. R. S. Alfabetismo funcional em saúde e controle de hipertensão arterial em idosos. 2018. 59 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1507
Issue Date: 23-Jul-2018
Appears in Collections:Programa Ciências para a Saúde (MPCS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
T5_Vitor_dissertacao.pdfDISSERT_MPCS_alfabetismofuncionalemsaude_victorroberto2,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.