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https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1529
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Tecnologia educacional na assistência de enfermagem para o cuidado à pessoa submetida à radioterapia |
metadata.dc.creator: | Pinto, Tatiana Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Melo, Manuela Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Ângela Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Funghetto, Silvana Schwerz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Elisabete Mesquita Peres de |
metadata.dc.description.resumo: | Introdução: A incidência de câncer continua a crescer, impulsionada pelo envelhecimento populacional e pela adoção de estilos de vida associados a um maior risco de desenvolvimento da doença. Estima-se que houveram aproximadamente 20 milhões de novos diagnósticos e cerca de 9,7 milhões de óbitos ocasionados por câncer em 2022. A radioterapia, como um dos pilares do tratamento oncológico, desempenha um papel fundamental no manejo de diversas neoplasias, empregada tanto de forma isolada quanto em combinação com cirurgia e quimioterapia. Tendo em vista a complexidade da realização, os enfermeiros que prestam assistência direta ao indivíduo acometido por câncer, podem se beneficiar do uso das tecnologias educacionais. Objetivos: Elaborar tecnologia educacional em formato digital, como ferramenta de intervenções assistenciais para enfermeiros atuantes em centros de radioterapia. Método: Estudo com fundamentação nos estudos da Pesquisa Aplicada que focalizam as tecnologias aplicáveis em saúde organizado em fases sequenciais: duas revisões bibliográficas e a elaboração da tecnologia educacional em saúde. O estudo foi desenvolvido entre abril de 2023 a agosto de 2024. Este estudo recebeu o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (CAPS/COFEN no processo SEI: 88887.689892/2022-00). Resultados: Com a seleção dos artigos e materiais para a elaboração da tecnologia, que foi realizada por meio de uma revisão narrativa e uma integrativa com a investigação dos conceitos relacionados às tecnologias educacionais e aos cuidados de enfermagem à pessoa submetida à radioterapia elaborou-se o guia para a sistematização do trabalho do enfermeiro nesta área. Produtos desenvolvidos: Produzido duas revisões integrativas da literatura e uma revisão narrativa, com análise dos estudos identificados e com a investigação dos conceitos relacionados às tecnologias educacionais e aos cuidados de enfermagem à pessoa submetida à radioterapia, as revisões apoiaram a elaboração do produto técnico-tecnológico, a ferramenta educacional denominada "Guia de orientações aos enfermeiros no cuidado de pessoas submetidas à radioterapia". O guia contempla informações sobre as principais modalidades de radioterapia, o manejo das reações adversas, a importância da consulta de enfermagem e as orientações para os cuidados de enfermagem em cada fase do tratamento, link de acesso: https://drive.google.com/file/d/1ba7dgp_aDc_QstZFeI6H0nROnbPiRsBA/view?usp=sharing. Conclusões: Esse estudo abordou a complexidade do manejo do enfermeiro diante da atuação em radioterapia em pacientes com âncer, destacando a importância das intervenções de enfermagem na identificação e no tratamento dessa condição. O estudo atingiu o objetivo proposto ao identificar publicações sobre as estratégias utilizadas para os cuidados gerais, prevenção e tratamento das radiodermatites, orientações e intervenções nos efeitos colaterais da radioterapia de radiodermatite na região de cabeça e pescoço e mamas, como também elaborar tecnologia em saúde no apoio aos profissionais. |
Abstract: | Introduction: The incidence of cancer continues to grow, driven by population aging and the adoption of lifestyles associated with a higher risk of developing the disease. It is estimated that there were approximately 20 million new diagnoses and about 9.7 million deaths caused by cancer in 2022. Radiotherapy, as one of the pillars of cancer treatment, plays a fundamental role in the management of several neoplasms, used both alone and in combination with surgery and chemotherapy. In view of the complexity of the performance, nurses who provide direct care to individuals affected by cancer can benefit from the use of educational technologies. Objectives: To develop educational technology in digital format, as a tool for care interventions for nurses working in radiotherapy centers. Method: Study based on Applied Research studies that focus on applicable technologies in health organized in sequential phases: two bibliographic reviews and the elaboration of educational technology in health. The study was carried out between April 2023 and August 2024. This study received financial support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in partnership with the Federal Council of Nursing (CAPS/COFEN in the SEI process: 88887.689892/2022-00). Results: With the selection of articles and materials for the elaboration of the technology, which was carried out through a narrative review and an integrative review with the investigation of concepts related to educational technologies and nursing care for people undergoing radiotherapy, the guide for the systematization of nurses' work in this area was elaborated. Product developed: Two integrative literature reviews and one narrative review were produced, with analysis of the identified studies and with the investigation of concepts related to educational technologies and nursing care for people undergoing radiotherapy, the reviews supported the elaboration of the technical-technological product, the educational tool called "Guide of guidelines for nurses in the care of people undergoing radiotherapy". The guide includes information on the main modalities of radiotherapy, the management of adverse reactions, the importance of nursing consultations and guidelines for nursing care in each phase of treatment, access link: https://drive.google.com/file/d/1ba7dgp_aDc_QstZFeI6H0nROnbPiRsBA/view?usp=s haring. Conclusions: This study addressed the complexity of nurses' management in the face of radiotherapy in cancer patients, highlighting the importance of nursing interventions in the identification and treatment of this condition. The study achieved the proposed objective by identifying publications on the strategies used for general care, prevention and treatment of radiodermatitis, guidelines and interventions on the s of radiodermatitis radiotherapy in the head and neck and breast region, as well as developing health technology to support professionals. |
Keywords: | Radioterapia Enfermagem oncológica Tecnologia educacional Cuidados de enfermagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
metadata.dc.publisher.department: | Coordenação do Curso de Medicina |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde |
Citation: | PINTO, T. C. Tecnologia educacional na assistência de enfermagem par ao cuidado à pessoa submetida à radioterapia. 2024. 92 p. Dissertação (Mestrado - apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/123456789/1529 |
Issue Date: | 8-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Programa Ciências para a Saúde (MPCS) |
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